O presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, afirmou nesta sexta-feira (30) que seria um “privilégio” integrar uma eventual chapa como vice-governador de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo. Além disso, Kassab também disse que Tarcísio teria mais chances de vencer uma eleição presidencial do que os pré-candidatos do PSD, entre eles o governador do Paraná, Ratinho Junior. As declarações foram feitas durante o evento Plano de Voo 2026, promovido pela Amcham, na capital paulista.

Tarcisio, Kassab e Ratinho Junior em montagem
Em breve, Kassab deve decidir se Ratinho Junior concorrerá ou não à presidência (Foto: Ciete Silvério/Governo de SP; Alan Santos/PR; Roberto Dziura Jr/AEN)

Segundo Kassab, o PSD conta atualmente com três governadores no debate eleitoral para a Presidência da República: Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ratinho Junior (Paraná) e Ronaldo Caiado (Goiás). Apesar disso, ele afirmou que o partido teria uma posição definida caso Tarcísio optasse por disputar o Planalto.

“É evidente que Tarcísio tem um grande quadro, preparadíssimo para comandar o País. Eu mesmo e o nosso partido, o PSD, tínhamos uma posição muito clara de que se o Tarcísio fosse candidato, teria o nosso apoio. Mas ele não é”, disse Kassab.

O dirigente afirmou ainda que, em conversa recente com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador paulista reiterou que não pretende concorrer à Presidência em 2026.

“Deixou claro mais uma vez que não é candidato”.

Kassab também avaliou que a escolha de Tarcísio em apoiar o senador Flávio Bolsonaro como pré-candidato ao Planalto é adequada dentro do atual cenário político.

Kassab diz que definição de vice-governador de São Paulo é de Tarcísio

No mesmo evento, o presidente do PSD comentou sobre as articulações para a eleição estadual de 2026 em São Paulo e afirmou que seria um “privilégio” integrar uma eventual chapa como vice-governador de Tarcísio, mas ressaltou que a definição cabe exclusivamente ao atual governador.

“Evidente que seria um privilégio, mas não é obstinação. A vida pública não pode ser movida por desejo pessoal”, disse Kassab em coletiva de imprensa após painel no lançamento do Plano de Voo da Amcham 2026, na B3.

“Quem coordena é o governador. O partido participa, mas sob o comando dele. Ele terá liberdade para fazer essa escolha”, complementou.

Cargo de vice-governador de SP é de Felício Ramuth

Atualmente, o cargo de vice-governador de São Paulo é ocupado por Felício Ramuth, também filiado ao PSD. Kassab afirmou publicamente que, neste ano, sua atuação será voltada às articulações políticas.

Em agenda realizada no dia 23 de janeiro, Tarcísio comentou sobre o futuro político de Kassab e destacou o papel do aliado no governo estadual e nas discussões nacionais.

“Eu não sei exatamente o que ele vai fazer, se ele tem a intenção de concorrer ou não. Isso vai depender, obviamente, porque o Kassab é uma pessoa que tem feito um grande trabalho, é uma liderança política nacional relevante, tem ajudado o Estado de São Paulo. Eu fico aguardando os próximos passos dele”, disse Tarcísio.

“Ele ajuda muito o Estado de São Paulo e vai nos ajudar com certeza na construção desse projeto aqui em São Paulo e também na construção do projeto nacional. Eu conto muito com o Kassab”, finalizou.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.