Curitiba - Na abertura dos trabalhos legislativos de 2026, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (PSD), orientou os vereadores sobre a condução dos debates ao longo do ano. Em discurso no plenário, ele mencionou o impacto do calendário eleitoral sobre a visibilidade das falas e decisões do Legislativo e pediu compromisso com a responsabilidade institucional.

Kuzma discurssando na Sessão Ordinária
Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma discursa na abertura dos trabalhos legislativos de 2026, no plenário da CMC (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Kuzma afirmou que o ambiente eleitoral exige atenção redobrada quanto à postura dos parlamentares. “Vereadores e vereadoras, esse ano exige, desde o primeiro dia, um pacto de postura e responsabilidade”, disse. Segundo ele, o cenário de disputa pode contribuir para o fortalecimento da democracia ou “reduzir o debate a disputas vazias”.

O presidente destacou que divergências fazem parte da atividade legislativa, mas afirmou que devem ocorrer dentro de limites institucionais. Para Kuzma, o respeito deve orientar a relação entre vereadores, servidores, instituições e a população. “Discordar é legítimo. Atacar pessoas, desinformar ou perder o decoro, não. Devemos avançar esse ano com a reforma do nosso código de ética”, afirmou, ao tratar da intenção de rever regras internas de conduta.

Além do pacto de conduta, Kusma abordou sobre temas da cidade

Durante o pronunciamento, Kuzma também abordou demandas da cidade que, segundo ele, não são alteradas pelo período eleitoral. Citou ocorrências recentes ligadas às condições climáticas para ilustrar o ponto. “Um exemplo disso é que, ontem, com a mudança climática, tivemos ventos fortes e chuva forte que atingiram a Região Sul da cidade. Árvores caíram, e esse trabalho [de reconstrução] precisa do nosso apoio”, declarou.

Na sequência, o presidente afirmou que áreas como “saúde, educação, assistência, mobilidade, segurança, emprego” mantêm suas demandas independentemente das eleições. Ele defendeu que o plenário seja um espaço voltado ao debate de temas ligados à rotina da cidade. “O mandato não diminui em ano eleitoral. Curitiba não para, os bairros seguem com as suas urgências”, disse.

Ao encerrar o discurso, Kuzma relacionou o comportamento dos parlamentares à imagem institucional da Câmara. Segundo ele, a forma como os debates são conduzidos interfere na relação do Legislativo com a sociedade. “A credibilidade dessa casa é um patrimônio coletivo que nós, vereadores, precisamos cuidar”, afirmou.

Nova sede da CMC

Durante a abertura dos trabalhos legislativos, Tico Kuzma (PSD) também abordou o planejamento institucional da Casa e tratou do projeto da nova sede do Legislativo. Segundo ele, a iniciativa está relacionada à ampliação do acesso da população à Câmara e à adoção de medidas voltadas à transparência administrativa.

Ao fazer um balanço da legislatura, Kuzma informou que a CMC tem registrado “recordes de proposições”, com destaque para o volume de requerimentos e pedidos de informação apresentados pelos parlamentares. De acordo com o presidente, os dados indicam a atuação de mandatos “conectados aos bairros” e “às demandas da cidade”.

No discurso, Kuzma retomou a referência à Câmara como “Casa do Povo”, associando o conceito à presença institucional no cotidiano da população. Nesse contexto, citou a continuidade de iniciativas voltadas à aproximação com os cidadãos, como novas edições do projeto Câmara Aberta e ações de incentivo à Escola do Legislativo.

O presidente também afirmou que a Câmara “iniciou o processo de construção de uma nova Câmara”. Ele vinculou o projeto à revitalização da região central de Curitiba e à modernização da estrutura administrativa, com previsão de melhorias relacionadas à funcionalidade, eficiência e acessibilidade do espaço legislativo.

Sobre os próximos passos, Kuzma declarou: “Em breve, traremos novidades sobre o edital do concurso público que vai selecionar o melhor projeto.” O processo será realizado a partir da contratação do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná, que ficará responsável pela condução de um concurso nacional de arquitetura para o Complexo da Nova Câmara.

A iniciativa será desenvolvida em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. A previsão apresentada é de que o resultado do certame seja divulgado no segundo semestre de 2026.

Assista a sessão ordinária

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.