O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se filiou oficialmente ao PSD em cerimônia nesta sexta-feira (9), em São Paulo (SP). Com Leite a tendência é que a legenda tenha uma disputa acirrada para definir qual correligionário representará o partido na disputa para presidente da República em 2026.

Um desses ‘presidenciáveis’ é o governador do Paraná, Ratinho Jr. Tanto Ratinho, quanto Leite, foram apontados pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, como possíveis candidatos a presidente em 2026.
Durante a cerimônia de filiação, Leite negou qualquer rivalidade com Ratinho Jr. e disse que o partido tomará a melhor decisão com foco na próxima eleição.
“Tenho o governador Ratinho, meu colega, por quem tenho muito respeito, e jamais entraria para concorrer com um parceiro. Por isso mesmo venho para o PSD, é para construirmos juntos”, disse em entrevista a Folha de São Paulo.
Leite ainda deixou aberta a possibilidade de se candidatar ao Senado Federal – o atual governador do Rio Grande não pode disputar outra vez o cargo estadual, em prol do PSD apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Ratinho Jr. parabeniza Leite: “Grande liderança nacional”

Possível rival de Eduardo Leite para representar o PSD na próxima disputa presidencial, Ratinho Jr. negou rivalidade com o governador do Rio Grande do Sul e elogiou o correligionário em postagem no Instagram.
“O PSD recebe uma grande liderança nacional nesta sexta-feira, o meu amigo Eduardo Leite, governador do RS. Eduardo é um homem com uma capacidade peculiar de gestão e que se mostrou um líder no processo de reconstrução do Estado após as enchentes. Seu papel foi fundamental na reorganização das contas gaúchas. Seja bem-vindo, Eduardo Leite. O Brasil precisa de homens e mulheres que apostam no diálogo, que têm compromisso com o social e que são incentivadores da harmonia política”, pontuou.
PSD empata com União Brasil e PT com mais governadores no Brasil

Com a adição de Eduardo Leite, o PSD chega a quatro governadores estaduais filiados ao partido. Em 2025, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, já havia se filiado a legenda.
Leite e Lira se unem a Ratinho Jr. e Fábio Mitidieri, governador do Sergipe, como governadores estaduais do PSD.
Somente o PT e o União Brasil contam também com ao menos quatro governadores filiados entre os partidos do país.
Esse fortalecimento do PSD é inversamente proporcional ao enfraquecimento do PSDB, antiga legenda de Leite e Lyra. Os tucanos haviam eleito três governadores nas Eleições de 2022 e perderam dois desses nomes antes do pleito seguinte.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!