Curitiba - Os advogados Francisco Augusto Zardo Guedes, Letícia Ferreira da Silva e Helena de Toledo Coelho foram os mais votados no Tribunal de Justiça do Paraná, já no primeiro escrutínio, para seguir na disputa por uma vaga de desembargador(a). A eleição do trio aconteceu nesta sexta-feira (17) durante a sessão do Tribunal Pleno que reúne todos os 130 magistrados.

A lista tríplice do TJ será agora encaminhada para o governador Ratinho Junior escolher o próximo membro do TJ paranaense. E a decisão não deve demorar. Antes mesmo da eleição desta sexta, o nome de Letícia Ferreira, que foi Procuradora Geral do Estado no primeiro governo Ratinho, já era dado como favoritíssimo. Mas bastava cumprir as formalidades — passar a fase da OAB, em tese a mais complicada, e o escrutínio dos desembargadores.
De acordo com a publicação do BlogPoliticamente, computados os votos dos magistrados, Letícia não só “passou de fase” como foi a mais votada, com 96 votos. “Fez barba, cabelo e bidode”, disse um palaciano que acompanhou online o processo eleitoral no TJ paranaense. Zardo, que foi o mais votado na OAB, ficou em segundo com 89 indicações e Helena de Toledo Coelho, que vem colecionando disputa pela cadeira de desembargadora, obteve 69 votos.
A performace na urna traz ainda mais favoritismo para Letícia — como se precisasse. O Governo do Estado se empenhou diretamente e de forma definitiva na eleição da ex-PGE. Assessores mais próximos de Ratinho, assim como advogados com trânsito entre conselheiros da OAB e desembargadores do TJ, entraram em campo para fazer com que Letícia integrasse a lista tríplice. Missão dada, missão cumprida.
Se após a eleição da OAB, o Blog Politicamente já citava que Letícia poderia escolher o tailleur, agora ela já pode pedir para passar a vestimento para a posse. Uma fonte do Palácio diz que rapidamente Ratinho deve fazer a escolha por ela, “assim que o TJ encaminhar para o governador”.
Apesar de uma disputa com cartas marcadas, o desempenho de Francisco Augusto Zardo Guedes chamou a atenção dos magistrados — assim como a resiliência de Helena de Toledo Coelho. Muito bem quisto tanto na seccional da OAB paranaense quanto entre os desembargadores, o advogado do escritório do professor René Dotti ganha força para disputas futuras, embora cada pleito tenha suas particularidades. Helena de Toledo Coelho que o diga.