O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou uma carta com pedido de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (8). O documento foi entregue em mãos ao chefe do Executivo e a exoneração será publicada hoje (9) no Diário Oficial da União.

“Tenho a convicção de que exerci as atribuições do cargo com zelo e dignidade, exigindo de mim e de meus colaboradores o melhor desempenho possível em prol de nossos administrados, consideradas as limitações políticas, conjunturais e orçamentárias das circunstâncias pelas quais passamos”, escreveu Lewandowski na carta de demissão.
Ricardo Lewandowski assumiu o comando da pasta em fevereiro de 2024, após se aposentar do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deixa o cargo com quase dois anos de gestão, justificando que questões pessoais e familiares o levaram a tomar a decisão.
Na carta, o ministro também agradeceu Lula pela oportunidade de servir ao país mesmo após ter deixado o Supremo.
Sucessor de Lewandowski no Ministério da Justiça
Com a demissão de Ricardo Lewandowski, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Almeida, assumirá a pasta como ministro interino.
O nome do sucessor do ex-ministro do STF ainda não foi divulgado. O principal desafio do novo ministro de Lula será fazer avançar a PEC da Segurança Pública no Congresso, principal proposta do Governo Federal no combate ao crime organizado.
*com informações da Agência Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.