A paranaense Márcia Lopes voltará a ocupar um ministério após 14 anos. Ela deve assumir o Ministério das Mulheres ainda nesta semana, substituindo Cida Gonçalves, que vinha sendo criticada pela condução da pasta. Assistente social e professora aposentada da Universidade estadual de Londrina (UEL), Márcia esteve à frente do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no segundo mandato do presidente Lula (PT).

A futura ministra era cotada para o cargo desde o mês passado. No entanto, o convite só foi oficializado pelo presidente na última sexta-feira (2), de acordo com o que foi apurado pela RICtv. Assim, após uma conversa por telefone com Lula, a londrinense se reunirá ainda hoje com o presidente, já em Brasília, para acertar os últimos detalhes de sua nomeação.
Londrinense já esteve à frente de outro ministério
A londrinense Márcia Helena Carvalho Lopes é assistente social de carreira e já ocupou um ministério entre 2010 e 2011. Ela então foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, substituindo Patrus Ananias.
Formada em Serviço Social pela UEL, Márcia foi secretária da Assistência Social em Londrina no governo de Luiz Eduardo Cheida. Mestre em Políticas Sociais pela PUC de São Paulo, e especialista na área da criança e adolescente, ela ocupou a secretaria nacional de assistência social do MDS em 2004. Posteriormente, ela foi nomeada secretária executiva do ministério, que assumiu anos depois.
Além disso, ela foi ainda vereadora e candidata à Prefeitura de Londrina. Recentemente, ela integrou a equipe de transição do atual mandato do presidente Lula. Ela será a segunda paranaense à frente de um ministério, ao lado de Gleisi Hoffmann, titular da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui