O candidato a prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), afirmou nesta terça-feira (30) que vai criar uma Polícia Municipal para substituir o trabalho feito pela Guarda Municipal, caso seja eleito nas eleições de 2024. 

Luciano Ducci quer criar Polícia Municipal para substituir guarda em Curitiba
Luciano Ducci é candidato do PSB à Prefeitura de Curitiba (Foto: Reprodução / @lucianoducci)

Além disso, Ducci afirmou que os agentes que trabalham atualmente na guarda e com ensino superior serão aproveitados e os que não têm, vão entrar no quadro de extinção. 

“Esses policiais municipais serão treinados, armados, vão ter vídeo câmera e todos com ensino superior. Será uma polícia amiga da comunidade. Já venho discutindo com a Justiça e em Brasília para viabilizar o projeto. Esses policiais vão substituir a Guarda Municipal. Dos GMs atuais, quem tiver nível superior vai para a polícia municipal e quem não tiver fica no quadro de extinção”.

O candidato falou também que quer que Curitiba seja o projeto-piloto do Governo Federal para criação dessa Polícia Municipal. 

Conheça Luciano Ducci

Luciano Ducci tem 69 anos e é natural da cidade de Curitiba. Médico pediatra, o político está na Câmara dos Deputados desde 2014. Atualmente, ele exerce o terceiro mandato como deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla a qual está filiado desde que entrou na política.

Em Curitiba, Ducci entrou na prefeitura como servidor público em 1988 como médico da rede municipal. Entre 1995 a 1998, foi diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, o curitibano foi vice-prefeito na gestão de Beto Richa, cargo para o qual foi reeleito na eleição seguinte.

Por fim, o político assumiu a prefeitura após Richa renunciar para concorrer ao cargo de governador. Ducci ficou à frente do Executivo municipal até janeiro de 2013. Ele concorreu à reeleição em 2012 e ficou em terceiro lugar, com 26,77% dos votos válidos (261.049).

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.