O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse em entrevista a Agência Reuters que falará primeiro com o mandatário da China, Xi Jinping, antes de negociar as tarifas de importação aos produtos brasileiros feita pelo chefe do executivo norte-americano, Donald Trump.

Lula; presidente disse em entrevista que quer conversar com a China antes de negociar com Trump
Lula deve conversar também com outros presidentes dos BRICS. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

“Vou tentar fazer uma discussão com eles (Brics) sobre como é que cada um está dentro da situação, qual é a implicação que tem em cada país, para a gente poder tomar uma decisão”, disse Lula.

Dessa forma, Lula deve conversar também com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e outros representantes dos países dos BRICS, antes de negociar com Trump. A aplicação das tarifas de 50% nas importações brasileiras foi iniciada nesta quarta-feira (6).

Atualmente compõem os BRICS os seguintes países:

Lula entrará na OMC contra Trump e EUA: “Não vou me humilhar”

Donald Trump, presidente dos EUA, que isentou centenas de produtos do Brasil de tarifa de exportação.
Tarifas aplicadas por Trump ao Brasil entraram em vigor nesta quarta. (Foto Shealah CraigheadOfficial White House Photo)

Além de ligar para o presidente da China e outros chefes do executivo das nações que compõem os BRICS, Lula ainda afirmou na entrevista à Reuters que ingressará com ação na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra Trump e os EUA.

“Vamos colocar as coisas do jeito que elas aconteceram. O presidente Trump, categoricamente e publicamente, é contra o multilateralismo. Ele prefere o unilateralismo. Prefere negociar país com país, em vez de negociar por meio da OMC”, prosseguiu Lula.

Lula ainda reforçou que a postura de Trump implica em uma tentativa de “intromissão na soberania do Brasil” e que caso negocie com os EUA “não irá se humilhar”.

“Pode ter certeza de uma coisa: o dia que a minha intuição me disser que o Trump está disposto a conversar, eu não terei dúvida de ligar para ele. Mas hoje a minha intuição diz que ele não quer conversar. E eu não vou me humilhar. Não é uma intromissão pequena, é o presidente da República dos EUA achando que pode ditar regras a um país soberano como o Brasil”, finalizou.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.