O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu alta hospitalar após passar por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, na manhã desta sexta-feira (30). Lula deve retomar às atividades oficiais na próxima segunda-feira (2).

Lula posa para fotografia, com chapéu na cabeça; presidente passou por cirurgia na cabeça
Lula passou por outras quatro cirurgias nos últimas quatro anos. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A catarata ocorre quando o cristalino de um olho se torna opaco, o que dificulta a visão. É a doença que mais causa cegueira e problemas visuais em todo mundo, com maior frequência entre pessoas idosas.

O procedimento, no CBV Hospital de Olhos, em Brasília, ocorreu sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar. Ele permanecerá esta sexta-feira e o fim de semana na Granja do Torto. Retorna às atividades de rotina na segunda-feira (2). O presidente segue com acompanhamento habitual pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio“, pontuou o Palácio do Planalto em nota.

Lula já realizou uma cirurgia de catarata em 2020, antes do terceiro mandato presidencial, quando operou o problema no olho direito.

Lula passou por outros quatro procedimentos médicos em terceiro mandato presidencial

Lula com boné de defesa ao patriotismo; embate com Trump beneficiou aprovação do governo
Após a cirurgia na cabeça, Lula utilizou chapéus e bonés em diversos eventos. (Foto: Ricardo Stuckert PR)

Aos 80 anos, Lula é o presidente mais velho da história do Brasil. Mas o terceiro mandato presidencial do petista também tem sido marcado por procedimentos médicos.

Em setembro de 2020, Lula passou por uma artroplastia total do quadril, com objetivo de tratar uma artrose, bem como uma blefaroplastia para retirada de pele nas pálpebras.

Já em outubro de 2024, Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada enquanto cortava as unhas do pé. O presidente bateu a cabeça no chão e levou cinto pontos na nuca.

Com dores de cabeça constantes após a queda, o presidente fez exames demonstraram uma hemorragia intracraniana. Em dezembro daquele ano, Lula passou por uma cirurgia de emergência, para diminuir a pressão no local.

Três dias após essa primeira cirurgia, Lula teve que passar por uma nova cirurgia, que drenou o restante do sangramento no cérebro.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.