O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as sanções unilaterais dos Estados Unidos, afirmando que o mundo assiste ao aumento do autoritarismo. As críticas foram feitas durante o discurso de Lula na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nesta terça-feira (23).

“O multilateralismo está diante de nova encruzilhada. A autoridade desta organização [ONU] está em xeque. Assistimos à consolidação de uma desordem internacional marcada por seguidas concessões a política do poder, atentados à soberania, sanções arbitrárias. E intervenções unilaterais estão se tornando regra.”
De acordo com o presidente Lula, existe um evidente paralelo entre a crise do multilateralismo e o enfraquecimento da democracia.
“O autoritarismo se fortalece quando nos omitimos frente a arbitrariedades. Quando a sociedade internacional vacila na defesa da paz, da soberania e do direito, as consequências são trágicas”, afirmou o presidente.
Além disso, Lula disse em seu discurso na ONU que em todo mundo, forças antidemocráticas tentam subjugar as instituições e “sufocar as liberdades”.
“Cultuam a violência. Exaltam a ignorância. Atuam como milícias físicas e digitais e cerceiam a imprensa. Mesmo sob ataques sem precedentes, o Brasil optou por resistir e defender sua democracia, reconquistada há 40 anos pelo seu povo, depois de duas décadas de governos ditatoriais”, finalizou Lula.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui