Lula é internado para retirada de lesão na garganta, diz colunista

por Redação RIC.com.br
com informações da Folha de S.Paulo
Publicado em 21 nov 2022, às 09h09. Atualizado às 10h03.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, foi internado neste domingo (20) para retirada de uma lesão na garganta. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o procedimento aconteceu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

“O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem (domingo), no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia. Ele teve alta hoje (segunda), às 7h45”, afirmam o boletim médico.

A leucoplasia, uma lesão na corda vocal, foi detectada em exames de rotina antes de Lula viajar para o Egito, onde participou na semana passada da cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU) COP27.

Segundo apuração da colunista, a lesão foi identificada durante um exame de rotina realizado no dia 12 de novembro. A inflamação na laringe pode ter sido causada devido a um esforço vocal.

Câncer de Lula

Lula, de 77 anos, teve diagnosticado um câncer na garganta em 2011 e os exames que fez antes da viagem ao Egito mostraram “completa remissão” da doença, segundo boletim médico divulgado pelo hospital quando os exames pré-viagem foram realizados.

O petista, que venceu o atual presidente Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial de outubro com mais de 60 milhões de votos, tomará posse para um terceiro mandato na Presidência da República em 1º de janeiro.