Em uma publicação feita no X, antigo Twitter, o presidente Lula (PT) afirmou que teve uma conversa de 30 minutos por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo o brasileiro, a conversa foi para relembrar a “boa química” entre os líderes durante a Assembleia Geral da ONU e discutir o fim do tarifaço.

De acordo com Lula, o contato com Trump foi “uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”. Por isso, durante a conversa, o presidente brasileiro relembrou o estadunidense sobre o superávit que o Brasil tem na balança de bens e serviços com os Estados Unidos.
Em seguida, Trump teria designado o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.
Lula e Trump planejam encontro pessoalmente
Além disso, Lula afirmou que concordou com Donald Trump em realizar um encontro presencial entre os líderes em breve. O brasileiro sugeriu que eles se reunissem na Cúpula da Asean, na Malásia, se dispôs a viajar para os Estados Unidos e reforçou o convite ao presidente para participar da COP30, em Belém.
Por fim, os presidentes trocaram telefones para estabelecer uma “via direta de comunicação” entre os países.
Trump diz que ligação com Lula foi “muito boa”
Assim como o presidente brasileiro, Trump também falou sobre a ligação nas redes sociais. Através do TruthSocial, o estadunidense descreveu a ligação com Lula como “muito boa”.
Na publicação, o americano afirmou que conversou sobre diversas coisas com Lula, mas principalmente sobre economia. Além disso, ele falou que planeja se encontrar com o brasileiro em um “futuro não tão distante”.
“Nesta manhã, eu tive uma conversa muito boa por telefone com o presidente Lula, do Brasil. Nós discutimos muitas coisas, mas nos concentramos principalmente na economia e no comércio entre nossos países. Nós teremos mais discussões e nos encontraremos em um futuro não tão distante, tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Eu gostei da nossa ligação — nossos países vão se sair muito bem juntos!”
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui