O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no primeiro turno das eleições de 2026 em quase todos os cenários, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (14). O petista, no entanto, empata tanto com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quanto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nas simulações de um eventual 2º turno da disputa pela presidência.

Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados nas projeções de 1º e 2º turnos (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Carolina Antunes/PR)

Conforme as pesquisas, Lula lidera em cinco dos seis cenários do 1º turno apresentados ao eleitores. Entretanto, quando o nome de Jair Bolsonaro, que está impedido de concorrer a uma eleição até 2030, é apresentado, o resultado é um empate técnico nas intenções de voto.

O governador Ratinho Júnior (PSD) é o terceiro mais lembrado pelos eleitores, seja na disputa com Lula e Bolsonaro, seja na disputa com Lula e Tarcísio. A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 136 cidades, entre terça-feira (10) e quarta-feira (11). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Lula empata com Bolsonaro e lidera nos demais cenários

Nos cenários simulados do 1º turno, Lula aparece tecnicamente empatado com Bolsonaro, quando o nome do ex-presidente é cogitado. Neste caso, a vantagem do atual presidente é de apenas um ponto percentual, dentro da margem de erro: 36% x 35%. Ratinho Junior aparece em terceiro, com 7%, seguido pelos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 5% cada. Brancos, nulos e nenhum somam 10%. Os 2% restantes disseram não saber em quem votar.

Bolsonaro antes de depor ao STF
Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Quando Bolsonaro é trocado por Tarcísio, Lula ganha vantagem, com 37% contra 21% do governador. Ratinho aparece com 11% e Zema e Caiado sobem para 6%. Cenário parecido quando o substituto do ex-presidente é alguém de sua família. Contra Michelle Bolsonaro (PL), Lula mantém os 37% e a ex-primeira dama tem 26%. Diante do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), Lula marca 37% contra 20%. E contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), a vantagem de Lula é de 38% x 20%.

Nesses quadros, as intenções de voto em Ratinho Junior variam entre 9% e 12%. Caiado parece com entre 7% e 11% e Zema varia entre 6% e 8%.

Segundo turno tem cenários apertados

Governadores em ato pela anistia em São Paulo
Romeu Zema, Ratinho Júnior, Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado são cotados como possíveis candidatos à presidência (Foto: Reprodução/Instagram/@romeuzemaoficial)

A pesquisa aponta, no entanto, uma perda de vantagem de Lula frente a candidaturas da direita em cenários de 2º turno, com empate técnico do atual presidente com Jair Bolsonaro e e Tarcísio.

No primeiro cenário, Bolsonaro lidera com 45%, enquanto Lula soma 44% das intenções de voto. 10% indicou voto branco, nulo ou preferência por não votar. 1% não soube responder.

No cenário contra o governador de são Paulo, Lula aparece com 43%, enquanto Tarcísio tem 42%. Outros 13% disseram que votariam em branco ou nulo, e 2% não souberam responder.

Outra comparação foi feita contra Michelle Bolsonaro. Nesse cenário, Lula tem 46% e ela, 42%. Outros 11% afirmam voto em branco ou nulo, e 1% não soube responder. E contra os filhos do ex-presidente Lula lidera com vantagem. (*Com informações do Estadão Conteúdo)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.