A mais recente pesquisa do instituto Genial/Quaest sobre a eleição presidencial de 2026, divulgada nesta quinta-feira (3), mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente de todos os potenciais candidatos da direita em cenários de segundo turno. A única exceção apontada pelo levantamento é na disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030. Neste caso, o petista está em vantagem, mas empatado no limite da margem de erro, que é de dois pontos porcentuais.

Em uma reedição do segundo turno da eleição da 2022, Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 40%. Outros 3% estão indecisos e 13% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, ou se ausentar do pleito.
Presidente tem vantagem na busca pela reeleição nos demais cenários
Já em um suposto enfrentamento entre Lula e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o atual presidente mantém os 44% de intenção de voto, enquanto a adversária aparece com 38%. Os indecisos somam 3% e outros 15% dos entrevistados responderam que pretendem votar em branco, nulo ou não ir para as urnas.

No entanto, se o adversário do petista for o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula cai um ponto percentual. Neste cenário, ele tem 43%, enquanto o republicano registra 37% das intenções de voto, também um ponto a menos em relação à Michelle. Indecisos somam 4% e brancos e nulos são 16%. Entretanto, em comparação à pesquisa anterior da Genial/Quaest, divulgada em janeiro, a distância entre os dois caiu de nove pontos porcentuais para seis.
Governador do Paraná mostra força na pesquisa
O cenário não muda muito em relação a outros potenciais adversários do petista. Se o candidato da direita for o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Lula tem sete pontos de vantagem. Neste caso, Lula registra 43% ante 35% do oponente. Os que não sabem em quem votariam são 4%, e o índice de brancos e nulos alcança 19%.

Em um embate contra o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que também está inelegível, Lula tem 44% das intenções de voto contra 35% do influencer. Brancos e nulos somam 17% e outros 4% estão indecisos.
Caso seja o candidato da direita em 2026, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, tem 34% das intenções de voto em um cenário de segundo turno contra Lula, que aparece com 45%. Indecisos somam 4% e 17% disseram que preferem votar em branco ou nulo, ou não ir às urnas.
Outros governadores estão mais distantes de Lula
Já em um cenário de segundo turno entre Lula e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o petista tem 12 pontos porcentuais de vantagem. O petista tem 43%, enquanto o mineiro aparece com 31%. Indecisos somam 5% e outros 21% responderam que preferem votar em branco ou nulo, ou não ir ao pleito.
Em um eventual segundo turno entre Lula e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), Lula tem 44%, enquanto Caiado registra 30%. Entre os cenários apresentados pelo levantamento, este é o com maior índice de votos em branco, nulos ou de eleitores que pretendem se ausentar (22%). Indecisos, por sua vez, somam 4%.
Lula lidera também na pesquisa espontânea
A Genial/Quaest também fez um levantamento espontâneo de intenção de votos, onde os eleitores falam o nome de preferência sem ter acesso a uma lista de pré-candidatos apresentada pelos pesquisadores. Neste recorte, Lula foi citado por 9%, Bolsonaro por 7% e Tarcísio por 1%. Outros nove nomes foram citados, mas não alcançaram 1% das menções. Os indecisos somam 80% e 2% disseram que pretendem votar em branco ou nulo.
A Genial/Quaest fez entrevistas presenciais com 2.004 eleitores de 120 municípios entre os dias 27 e 31 de março. O índice de confiabilidade é de 95%.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.