O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera isoladamente todos os cenários de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2026 e venceria os principais adversários no segundo turno. Os dados são de uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (3), com entrevistas realizadas nos dias 29 e 30 de julho.

vidros do palácio do planalto
A disputada pelo Palácio do Planalto já começou e pesquisa mostra números (Foto: Anderson Riedel/PR)

Lula à frente em todos os cenários de 1º turno

No cenário que inclui Jair Bolsonaro (PL), mesmo inelegível até 2030, Lula aparece com 39% das intenções de voto. Bolsonaro tem 33%, seguido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 7%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 5%; e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 4%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Em outro cenário testado com Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, Lula tem 38% e Tarcísio, 21%. Ratinho Júnior registra 12%, Caiado 7% e Zema 6%.

Lula também vence no 2º turno

A simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro mostra o petista com 47%, enquanto Bolsonaro aparece com 43%. Na rodada anterior da pesquisa, em junho, os dois estavam tecnicamente empatados: 44% para cada.

Contra Tarcísio, Lula também tem vantagem: 45% a 41%. Em junho, o placar era 43% a 42%.

Michelle, Eduardo e Flávio também perdem para Lula

O Datafolha testou ainda confrontos entre Lula e outros nomes da família Bolsonaro. Contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF), o petista venceria por 48% a 40% (na rodada anterior, era 46% a 42%).

Contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Lula venceria por 49% a 37% (antes, 46% a 38%), e contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a vantagem seria de 48% a 37% (antes, 48% a 38%).

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 130 municípios brasileiros nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.