Uma nova pesquisa Genial Quaest divulgada nesta quinta-feira (21) mostra que o presidente Lula (PT) lidera todos os cenários de primeiro e segundo turno na corrida presidencial de 2026.

Brasileiros não querem nem Lula e nem Bolsonaro, diz pesquisa
Presidente Lula venceria 9 potenciais adversários (Foto: Ricardo Stuckert / PR/ Isac Nóbrega/PR)

No primeiro turno, Lula aparece com 34% a 35% das intenções de voto, dependendo do cenário testado. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surge em segundo lugar, mas está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), varia entre 7% e 10% nas simulações.

A pesquisa também simulou nove cenários de segundo turno. Em todos eles, Lula venceria a disputa. Em um eventual confronto direto com Ratinho Junior, o presidente teria 44% das intenções de voto, contra 34% do governador paranaense.

Em simulações de segundo turno, Lula venceria todos os adversários. Em um confronto direto com Ratinho Junior, por exemplo, teria 44% das intenções de voto, contra 34% do governador paranaense.

Brasileiros não quer nem Lula e nem Bolsonaro em 2026

Apesar da liderança, a pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros não deseja que Lula ou Bolsonaro disputem a eleição no ano que vem. Para 58% dos entrevistados, Lula não deveria concorrer à reeleição.

No caso de Bolsonaro, 65% acreditam que ele deveria abrir mão da disputa e apoiar outro candidato. Entre os possíveis substitutos, os mais citados são a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ratinho Junior aparece em terceiro lugar como opção de substituição.

O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.