Levantamento do Instituto Opinião divulgado nesta semana aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança dos votos em diferentes simulações de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2026. Em todos os cenários pesquisados, Lula aparece à frente dos demais nomes testados. No entanto, os dados também indicam que uma possível disputa em segundo turno pode ser mais equilibrada, especialmente contra Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Pablo Marçal (PRTB). O assunto é um dos destaques da edição desta quarta-feira (16) do Ric Notícias Opinião, da rádio Jovem Pan News (assista ao vivo no final da matéria).

Lula, Bolsonaro e Tarcísio
Os dados indicam que uma possível disputa em segundo turno pode ser mais equilibrada (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil – Antonio Augusto/STF – Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No primeiro cenário de primeiro turno, Lula registra 36,2% das intenções de voto. Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, aparece em segundo lugar, com 21,8%. Na sequência, Pablo Marçal tem 11,4%, Ciro Gomes (PDT) soma 8,1%, e Eduardo Leite (PSDB), 2,9%. Ronaldo Caiado (União Brasil) atinge 2,2%. Votos brancos e nulos somam 13,3%, enquanto 4,1% se declararam indecisos.

Na segunda simulação, o presidente segue na liderança com 36,8%. Pablo Marçal tem 13,2%, Ciro Gomes aparece com 10,4%, Ratinho Júnior (PSD) com 6,2%, Ronaldo Caiado com 4,2%, e Eduardo Leite com 3,8%. Brancos e nulos totalizam 18,1% e indecisos, 7,3%.

Já no terceiro cenário, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula aparece com 36%, contra 28,2% de Bolsonaro. Ciro Gomes atinge 8,5%, Pablo Marçal, 7,7%, Eduardo Leite, 3,6%, e Ronaldo Caiado, 2,1%. Brancos e nulos somam 8,1%, enquanto 5,8% não souberam ou não responderam.

Eleições 2026: Lula vence todas as disputas no segundo turno

A pesquisa também simulou três possíveis disputas de segundo turno. Em um eventual embate entre Lula e Tarcísio, o atual presidente registra 42,4% das intenções de voto, enquanto o governador de São Paulo soma 37,2%. Nesse cenário, 14,6% votariam em branco ou nulo, e 5,8% estão indecisos.

Contra Pablo Marçal, Lula aparece com 43,7%, e o empresário com 32%. Brancos e nulos chegam a 18,2%, e os indecisos, 6,1%.

Na simulação de segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, a diferença é mais apertada: o petista tem 44,6%, e o ex-presidente, 41,2%. Outros 9,5% optariam por branco ou nulo, enquanto 4,7% se declararam indecisos.

Aprovação do Governo Lula

Apesar da liderança em todos os cenários testados, a taxa de desaprovação do presidente Lula é superior à aprovação, segundo o mesmo levantamento. A gestão do petista é aprovada por 44,6% dos entrevistados, enquanto 53,6% afirmam desaprovar. Outros 1,8% não souberam ou preferiram não opinar.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de abril com duas mil pessoas, distribuídas por todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Assista abaixo ao Ric Notícias Opinião ao vivo:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!