O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou nas redes sociais sobre a queda de um avião em Vinhedo, São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9). Em vídeo publicado no X (antigo Twitter), Lula pediu um minuto de silêncio pelas vítimas. Ao todo, 62 pessoas estavam na aeronave, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. O avião saiu de Cascavel, no Oeste do Paraná, com destino a Guarulhos, São Paulo.

“Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim. Eu queria que todos se colocassem de pé e a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e quatro tripulantes, e parece que todos morreram. Então eu queria pedir um minuto de silêncio para as vítimas”, solicitou Lula.
Leia mais:
- Queda de avião: governador do PR viaja para Vinhedo acompanhar os desdobramentos
- Especialista analisa queda de avião em Vinhedo: “Não tinha sustentação”
Veja o momento em que Lula confirma a queda do avião em Vinhedo:
Avião cai em Vinhedo
A aeronave da companhia VOEPASS, anteriormente conhecida como Passaredo, tinha 62 pessoas e havia decolado de Cascavel, no Paraná, às 11h58. O voo estava programado para pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 13h50.
Imagens de satélites mostram a trajetória do avião. Segundo o mecânico de aviões Lito Souza, é possível ver que a aeronave não tinha nenhuma sustentação nas asas do avião no momento da queda. “Não adianta o que fazer no controle de voo, sem sustentação não tem o que se fazer”, explicou.
Veja nota na íntegra da VOEPASS:
“A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores”, disse a nota.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.