Pesquisa da AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira (28), mostra que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma disputa presidencial dura em 2026. O levantamento mostra que o petista seria derrotado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e empataria com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa mostra que em um eventual segundo turno, Lula teria 46,6% das intenções de voto, contra 48,4% de Tarcísio. Votos brancos, nulos, além dos eleitores indecisos somam 5%.
Já no embate entre Lula e Bolsonaro os dois presidentes registram 48,3%, com votos brancos, nulos, além dos eleitores indecisos somando 3,4%.
Lula também teria uma disputa equilibrada contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Nesse cenário analisado pela pesquisa, o petista registra 48,8% e Michelle 47,9%.
Como a margem de erro do levantamento é de um ponto percentual para mais ou para menos, ambos estão empatados tecnicamente. Votos brancos, nulos, além dos eleitores indecisos somam 3,3%.
Nos outros cenários analisados, Lula venceria quatro governadores estaduais. Confira abaixo os números:
Lula x Ronaldo Caiado (União)
- Lula – 46,7%;
- Ronaldo Caiado – 40,3%;
- Votos brancos, nulos e eleitores indecisos – 13%.
Lula x Romeu Zema (Novo)
- Lula – 47,1%;
- Romeu Zema – 40,9%;
- Votos brancos, nulos e eleitores indecisos – 12%.
Lula x Eduardo Leite (PSD)
- Lula – 47,2%;
- Eduardo Leite – 24,9%;
- Votos brancos, nulos e eleitores indecisos – 27,9%.
Lula x Ratinho Jr. (PSD)
- Lula – 46,9%;
- Ratinho Jr. – 41,1%;
- Votos brancos, nulos e eleitores indecisos – 11,9%.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa da AtlasIntel/Bloomberg entrevistou 6.238 pessoas, entre os dias 20 e 25 de agosto, pelo método de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), com questionários on-line. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!