O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou na noite da última segunda-feira (14) a Lei de Reciprocidade Comercial. A assinatura do documento é uma resposta ao aumento das tarifas de importação aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última semana.

A Lei de Reciprocidade Comercial permite que o Brasil adote medidas comerciais contra países que imponham barreiras comerciais contra o Brasil. Mas segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o documento não cita especificamente os Estados Unidos.
A legislação havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em março deste ano, justamente quando as primeiras tarifas de importação foram anunciadas por Trump.
No texto base da Lei de Reciprocidade Comercial, o Brasil poderia “adotar contramedidas na forma de restrição às importações de bens e serviços” contra países que “interfiram nas escolhas legítimas e soberanas do Brasil”.
Negociações entre Brasil e Trump terá comitê interministerial criado por Lula

Com o objetivo de iniciar negociações diplomáticas com os Estados Unidos, o Governo Federal criou um comitê de trabalho interministerial.
Representantes dos setores industriais e do agronegócio devem participar do comitê, que terá a liderança do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
*com informações da Agência Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.