O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um roteiro intenso durante o carnaval, com passagens por Rio de Janeiro, Salvador e Recife, em uma maratona política por três capitais estratégicas na articulação de um possível quarto mandato.

foto do presidente lula de chapeu
A Acadêmicos de Niterói desfila com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, em 2026 (Foto: Ricardo Stuckert /PR)

A agenda faz parte de um movimento para reforçar alianças regionais e demonstrar disposição política e física aos 80 anos. No Rio, Lula acompanhará o desfile da Acadêmicos de Niterói, que fará uma homenagem ao petista na Marquês de Sapucaí, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), em um dos principais compromissos do presidente no período.

No Recife, Lula foi convidado pelo prefeito João Campos (PSB) para participar do Galo da Madrugada, em meio à disputa de protagonismo com a governadora Raquel Lyra (PSD), que também é próxima do presidente e buscará a reeleição.

Em Salvador, o petista será o principal apoiador da chapa puro-sangue do PT, com Jerônimo Rodrigues tentando novo mandato ao governo da Bahia contra ACM Neto (União). A articulação inclui ainda Rui Costa e Jaques Wagner na corrida por vagas no Senado.

Auxiliares do Planalto informam que os compromissos ainda estão sendo finalizados e que equipes da Presidência devem visitar as três capitais nos próximos dias para ajustes logísticos.

Presidente Lula segue em agenda internacional após folia

Após o carnaval, Lula seguirá para uma agenda internacional. Na terça-feira, dia 17, embarca para a Índia, onde permanece até o dia 21, e depois para a Coreia do Sul, entre 22 e 24 de fevereiro. Em março, está prevista uma visita aos Estados Unidos para encontro com Donald Trump, em Washington.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.