O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o chefe do executivo dos EUA, Donald Trump, se reuniram na madrugada deste domingo (26), na Malásia. As autoridades brasileiras apontaram que a reunião foi “ótima e satisfatória” e que a negociação para a redução das tarifas às exportações do Brasil aos norte-americanos deve avançar nas próximas semanas.

Presidentes Donald Trump e Lula, durante reunião na Malásia
Nova reunião entre representantes dos dois países deve ser realizada ainda neste domingo. (Foto: Ricardo Stucker/PR)

“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, postou Lula no X, antigo Twitter.

Já o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, concedeu entrevista coletiva na Malásia, após a reunião, e confirmou que representantes do Brasil e dos EUA se reunirão nas próximas semanas para negociar a redução nas tarifas.

“A conclusão final é de que a reunião foi muito positiva, e nós esperamos, em pouco tempo, em algumas semanas, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil”, revelou o ministro em entrevista a jornalistas”, pontuou Vieira.

O ministro ainda pontuou que, ainda neste domingo, um novo encontro entre representantes dos dois países deve ser realizado.

Além disso, Vieira ainda detalhou que Lula e Trump podem realizar nos próximos anos visitas oficiais nos EUA e Brasil, respectivamente.

“O presidente Trump quer vir ao Brasil, e o Lula aceitou, e disse que irá, com prazer, aos EUA no futuro”, finalizou o ministro.

Até o fechamento dessa matéria, o Governo dos EUA, bem como qualquer representante da equipe governamental de Trump, se posicionou sobre o encontro entre os presidentes. Mas, durante a parte aberta à jornalistas da reunião, o líder norte-americano destacou o potencial comercial das duas nações.

“Eles podem oferecer muito, nós podemos oferecer muito. E isso é bom para os dois países”, afirmou Trump.

O que são as tarifas de exportação que Lula e Trump discutiram na reunião?

Donald Trump, presidente dos EUA, que isentou centenas de produtos do Brasil de tarifa de exportação.
Desde agosto, os EUA aplicaram tarifas de 50% nas exportações de diversos setores econômicos do Brasil. (Foto Shealah CraigheadOfficial White House Photo)

Desde 1º de agosto, os EUA colocaram em práticas tarifas de 50% nas exportações em diversos itens do Brasil. Setores como o florestal tiveram grande retração nos embarques aos norte-americanos.

Mesmo com essa decisão, Donald Trump isentou centenas de produtos do Brasil dessa tarifa. A lista contém cerca de 700 itens de itens de setores como agronegócio, mineração, florestal, automotivo e aviação.

A lista completa com os produtos isentados, bem como o decreto na íntegra assinado por Trump, está disponível neste link.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.