Maringá - A Câmara Municipal de Maringá elegeu neste domingo (23) a vereadora Majô Capdeboscq (PP) para presidir a casa. A representante do Partido Progressistas assume o posto no lugar de Mário Hossokawa, que chegou a ser eleito no início do ano, mas foi afastado após um pedido do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Majô Capdeboscq é maringaense, tem 34 anos, empresária, casada e formada em Educação Física, na UEM. Ela está no primeiro mandato como vereadora e ocupa a função de primeira-secretária da Mesa Executiva.
Antes disso, ela foi apresentadora na TV Maringá Band, diretora na Associação dos Empreendedores Individuais e Pequenos Negócios da região de Maringá (AMPEC), fez parte do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Paraná, do Conselho da Federação das Associações de Bairros de Maringá e do Conselho Municipal da Mulher.
Este ano Maringá completa 76 anos e tem pela primeira vez uma mulher à frente do Legislativo. A presidente destacou a importância deste momento.
“É uma honra ter a confiança dos vereadores para exercer este cargo, e em um momento que a Casa tem sua maior bancada feminina com cinco vereadoras e que uma mulher também ocupa o cargo de vice-prefeita, tendo inclusive já assumido como prefeita. É muito importante que as mulheres ocupem cada vez mais lugares de poder”, destacou Majô.
Confira mais detalhes no Jornal da Manhã ao vivo pelo Youtube ou pela rádio Jovem Pan FM. O Jornal da Manhã é exibido de segunda a sexta-feira às 7h.
Afastamento de Mário Hossokawa
A eleição foi realizada após o ministro Gilmar Mendes, do STF, decidir pelo afastamento definitivo do vereador Mário Hossokawa (PP), da presidência da Casa. A decisão atendeu a uma ação popular que questionava a eleição de Hossokawa para o quinto biênio consecutivo no cargo. De acordo com o STF, os membros da mesa diretora do legislativo municipal e estadual só podem ser eleitos ou reconduzidos ao cargo apenas uma vez.
Apesar de estar fora da presidência, Hossokawa foi eleito neste domingo (23) o primeiro-secretário da Casa. O vereador Sidnei Telles (PODE), assumiu a primeira vice-presidência. Mário Verri (PT) ficou com a segunda vice-presidência, Jeremias da Silva (PL) como terceiro vice-presidente. Odair Fogueteiro (PP) foi eleito segundo-secretário e Ítalo Maroneze (PDT) o terceiro-secretário.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!