No Paraná, a mobilização popular já conseguiu a redução dos salários dos vereadores em algumas pequenas cidades da região norte
Integrantes do movimento que pede a redução dos salários dos vereadores de Curitiba realizam uma manifestação, nesta terça-feira (25), em frente à Câmara Municipal. O ato foi organizado através das redes sociais. No Facebook, os defensores da ideia mantêm contato através da página Redução Já! Salário dos Vereadores de Curitiba, na qual 3,7 mil pessoas foram convidadas a participar do protesto. Apesar das milhares de confirmações, apenas 50 pessoas participaram do ato, segundo os organizadores.
Atualmente, segundo informações da própria Câmara Municipal, os salários dos vereadores de Curitiba chegam a R$ 15.156,70 (com o total líquido de R$ 11.486,04). Além da remuneração mensal, eles recebem uma série de benefícios, como por exemplo auxílio-transporte.
O presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC), suspendeu a sessão plenária por 15 minutos para que os manifestantes fossem ouvidos. “Estamos aqui, na Casa que simbolicamente deveria ser do povo, trazendo a demanda que é da maioria da população. Se reduzirmos o salário, criamos a palavra que é fundamental na política, o engajamento, e partir desse momento a política se transforma de fato”, argumentou Luan de Rosa e Souza, um dos organizadores. “A Constituição diz que todo poder emana do povo, e nós somos o povo. Dentro dessa legitimidade, queremos a redução. É uma utopia possível. A política não é uma profissão”, afirmou.
No Paraná, a mobilização popular já conseguiu a redução dos salários dos vereadores em algumas pequenas cidades da região norte, como Santo Antônio da Platina e Jacarezinho.
Com informações do repórter Maurício Freire (RICTV Record).