Os médicos que acompanharam a cirurgia de hérnia inguinal bilateral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta quinta-feira (25), não descartaram recomendar a prisão domiciliar a Bolsonaro após ele receber alta hospitalar.

Desde 25 de novembro, Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília (DF). O ex-presidente foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão pela participação na trama golpista nas eleições presidenciais de 2026.
Os médicos Cláudio Birolini e Brasil Caiado apontaram que a avaliação clínica de Bolsonaro será feita dia a dia, o que incluiu a recomendação que ele se recupera da cirurgia em prisão domiciliar.
“É muito precoce a gente dar uma opinião, depende da evolução Ele tem 70 anos, é um cuidado maior do que o normal. Essa questão mais técnica a gente ver passo a passo”, analisou Caiado.
Birolini ainda detalhou o que é preciso para que Bolsonaro esteja, clinicamente, liberado para voltar a cumprir a pena na PF.
“Ele precisa está bom o suficiente para fazer o que a gente chama de autocuidado, que é tomar banho, se vestir, se movimentar, comer. Nesse momento, para ele tomar banho ele precisa de ajuda. Então não dar para ele ficar em um lugar que fique desassistido. A partir do momento que a gente divulgar que ele tem condições de sair do hospital, a gente vai ver qual o melhor caminho”, finalizou o médico.
Ainda não há previsão de alta hospitalar para Bolsonaro, mas há expectativa que em até uma semana o ex-presidente possa receber a autorização para deixar o hospital.
Enquanto seguir no centro médico, Bolsonaro foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, a receber visitas da esposa, Michelle, e dos filhos, Carlos, Flávio e Jair Renan.
Além disso, Moraes também proibiu a entrada de dispositivos eletrônicos como computadores e telefones celulares no local em que Bolsonaro está internado. O local ainda conta com reforçado esquema de segurança, o que inclui dois policiais federais de guarda na porta do quarto.
*com informações do R7
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.