A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para o biênio 2021-2022 foi empossada nesta segunda-feira (1º), durante sessão solene especial realizada no Plenário da Casa. A solenidade obedeceu às regras sanitárias e contou com número restrito de participantes em razão das medidas impostas para a contenção do avanço da Covid-19.
Na sessão, tomaram posse o presidente deputado Ademar Traiano (PSDB), o primeiro vice-presidente, deputado Tercílio Turini (CDN), o segundo vice-presidente, deputado Do Carmo (PSL), e o terceiro vice-presidente, deputado Requião Filho (MDB), além do primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), segundo secretário, deputado Gilson de Souza (PSC), terceiro secretário, deputado Alexandre Amaro (Republicanos), quarto secretário, deputado Nelson Luersen (PDT), e quinto secretário, deputado Gilberto Ribeiro (PP).
Em seu discurso de posse, Traiano, que foi reconduzido ao cargo, destacou o papel do Poder Legislativo na construção de ações de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19) em todo o estado.
“Não negligenciamos nosso papel como instituição. Ao contrário. Nos momentos em que todos os caminhos possíveis pareciam se fechar, abrimos novos caminhos e possibilidades para criar novas oportunidades. Afinal, em situações complexas, a melhor estratégia pouco importa se não houver meios para viabilizá-la. Foi o que fizemos. Viabilizamos as soluções para superar a crise”, afirmou.
O presidente da Assembleia ainda pregou a continuidade desta união entre os poderes do Estado para o enfrentamento dos desafios e demandas que o Paraná terá pela frente. “O Executivo pode fazer muita coisa, mas não pode tudo. O Legislativo também pode fazer muita coisa, mas também não pode tudo. O Judiciário pode muito, mas igualmente não pode tudo. Contudo, unidos podemos fazer tudo o que é necessário para dotar o Paraná de plenas condições para seu desenvolvimento e de oportunidades para os paranaenses. Mas se nos dividirmos, pouco poderemos fazer para enfrentar os desafios quotidianos. Por isso devemos conjugar nossos valores e propósitos, e agir por princípios e convicções”, disse.
Antes do término da solenidade, Traiano anunciou para esta terça-feira (2), com início às 14h30, a sessão de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, que contará com a leitura da mensagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) sobre a atual situação do Estado do Paraná.