O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu, nesta segunda-feira (26), à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) um relatório de monitoramento do dia a dia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Papudinha, penitenciária dentro do Complexo da Papuda, em Brasília (DF), no qual Bolsonaro está preso desde 15 de janeiro.

Alexandre de Moraes; ministro pediu lista de atividade de Jair Bolsonaro na Papudinha
Ministro pediu cinco dias para retorno da PMDF. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Após o pedido de Moraes, a Polícia Militar tem até cinco dias para responder o ministro, com foco nas seguintes atividades de Bolsonaro na Papudinha:

  • Visitas a advogados, parentes e amigos;
  • Consultas e exames médicos;
  • Fisioterapia e atividades físicas;
  • Atividades laborais;
  • Leituras e demais ocorrências.

No último dia 17, o ministro Gilmar Mendes, do STF, negou pedido de habeas corpus feito por um advogado independente. Esse foi o último recurso de liberdade para o ex-presidente negado pela Corte.

Papudinha: conheça local em que Bolsonaro está preso, após decisão de Moraes

Vista do Google Street View da Papudinha, presídio no qual Jair Bolsonaro foi transferido
Local conta com espaço para exercícios e maior infraestrutura que a cela em que Bolsonaro estava. (Foto: Reprodução/Google Street View)

Localizada em Brasília, a Papudinha tem área total de 64,83 m², sendo 54,76 m² cobertos e 10,07 m² externos e ainda conta com ambientes como banheiro, cozinha, lavanderia, quarto, sala e área externa.

A Papudinha tem fluxo menor e mais controlado que as outras alas da Papuda. Por isso, o local costuma receber presos com direito a prisão especial, como autoridades e militares.

Outros dois condenados na trama golpista nas eleições presidenciais de 2022 estão presos na Papudinha: o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.