Nada de volta às aulas
Reunião ontem (quinta) entre o governador Beto Richa (PSDB) e o deputado líder da situação Romanelli (PMDB) não evoluiu a proposta do governo sobre o pedido de reajuste salarial dos professores.
Nada de volta às aulas 2
O encontro foi realizado a noite, logo depois de uma reunião a portas fechadas entre Romanelli e o Fórum dos Servidores do Estado. Grevistas continuam exigindo 8,17%, já para o mês que vem, sem desconto dos dias parados e o pagamento numa única parcela.
Nada de volta às aulas 3
Vem imbróglio jurídico aí: se houver descontos, os professores não precisarão repor os dias descontados. A alegação é que não podem fazer um serviço que não foi prestado e descontado. A celeuma envolve diretamente os alunos: se os quase 60 dias forem descontados, a previsão de 200 dias letivos legais não será cumprida. Isso pode levar ao cancelamento do ano escolar de 2015. É mais uma pressão governista e peça de barganha com os professores. O desgaste político já e para lá de enorme, para todos os lados.
Nada de volta às aulas 4
Várias escolas que reabriram as portas foram invadidas por grevistas, que tentavam bloquear o acesso aos prédios. Se alguns têm o direito à greve, outros têm a opção de furar o movimento e retornar às salas de aula.
REASSUNTANDO
Valdemort
A esposa de Luiz Abi Antoun, pivô das denúncias na operação Valdemort, que investigou a fraude em contratos de prestação de serviços manutenção de viatura com o governo do estado, volta ao comando administrativo da Sercomtel, de Londrina. Eloisa Fernandez Pinheiro Abi Antoun foi indicada pela Copel, que detêm 45% das ações ordinárias da empresa londrinense. A gestora havia se afastado em março, época em que pipocaram as denúncias contra o marido.
Brasília news
Fogo pesado em Brasília. Vai repercutir, e muito, o anúncio que dever ser feito pela Presidente Dilma Rousseff, nesta sexta-feira. O valor do corte nas contas públicas deve se aproximar de 80 bilhões de reais. O contingenciamento tem sido o principal questionamento de senadores e deputados, até mesmo de situação, sobre a real necessidade de ajuste fiscal, principalmente no que tange mexer em benefícios aos trabalhadores. Áreas mais afetadas serão saúde e educação.
Brasília news 2
Senador Álvaro Dias já adianta ao colunista que a o governo deve sofrer alguns golpes muito duros no Congresso Nacional. A semana que vem será muito quente, em Brasília.
Brasília news 3
Luiz Edson Fachin, agora é Edson Fachin, toma posse ao cargo no dia 16 de junho. Ele ocupa a vaga deixara por Joaquim Barbosa.
Operação São Lucas
10 médicos e 7 servidores do Hospital de Clínicas são suspeitos de receberem até 20 mil reais por mês e não aparecerem para trabalhar. Há pessoas que esperam há mais de 3 anos por consultas. Que o corporativismo não impere e que, aqueles que realmente lesaram os cofres públicos, sejam punidos. O julgamento é de Hipócrates e não de hipócritas. Saúde é o bem maior vida das pessoas e esperar, muitas vezes, é agonizante, aflitivo e fatal. Vários dos denunciados são professores na UFPR. Que estes, imediatamente, abandonem a vida em sinecura e saiam dos seus postos. Procedimentos internos e uma investigação da PF estão em andamento. A entrevista completa do Reitor da Federal Zake Akel, concedida ao colunista no Paraná no Ar, neste link.
E era isso! Sorte e paz! Até segunda-feira!