Curitiba - A Câmara Municipal de Curitiba confirmou que iniciará em 2027 a construção da nova sede do legislativo da capital paranaense. O projeto desse empreendimento será definido por meio de um concurso nacional de arquitetura, que será organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PR), em parceria com a Câmara e com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Fachada da Câmara Municipal de Curitiba que terá nova sede até 2030.
Edital do concurso que definirá o projeto da nova sede será lançado em 2026. (Foto: Anderson Tozato/CMC)

O chamado Complexo da Nova Sede da Câmara Municipal de Curitiba será construído nas imediações da praça Eufrásio Correia, local que abriga os atuais prédios do legislativo da capital paranaense.

O novo espaço, além de servir como sede das atividades legislativas, ainda contará com serviços públicos e áreas de convivência. A expectativa é que o local possa estimular o comércio e o turismo no Centro de Curitiba.

Espaços históricos e tombados como o Palácio Rio Branco não sofrerão qualquer alteração para a construção da nova sede da Câmara Municipal de Curitiba.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma (PSD), essa edificação segue a série de projetos da Prefeitura de Curitiba para a revitalização da região central da capital paranaense.

“Nasce como uma resposta da Câmara ao chamado da Prefeitura dentro do programa Curitiba de Volta ao Centro, que tem como principal objetivo devolver o coração da cidade à população, tornando o Centro mais seguro, habitável, dinâmico e acolhedor”, explica Kuzma.

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba ainda pontuou que a nova sede pode se tornar um ponto histórico e turístico na capital paranaense, como o “Jardim Botânico e o Teatro Guaíra, um lugar onde as pessoas queiram vir, fotografar e participar”.

Ainda não há orçamento previsto para a construção da nova sede, mas a Câmara avalia três fontes de recurso para o investimento: ecursos próprios, parceria público-privada para exploração de espaços como auditórios e áreas culturais, ou financiamento específico.

Projeto da nova sede da Câmara de Curitiba será decidido em concurso

Representantes públicos durante a reunião de apresentação da nova sede da CMC
Empreendimento deve ser finalizado entre 2029 e 2030. (Foto: Carlos Costa/CMC)

O Concurso Nacional de Arquitetura da Nova Sede da Câmara de Curitiba terá edital lançado em fevereiro de 2026, com a entrega dos estudos preliminares prevista para o mês seguinte.

Já em abril, o júri (que deve contar com até cinco arquitetos de renome) fará a análise e o julgamentos dos projetos. O resultado deve ser divulgado em maio, bem como a contratação do projeto vencedor e relatório técnico do Ippuc.

A licitação da obra deve ser realizada até dezembro de 2026, com o início das obras previsto para 2027. Essa edificação deve ser consolidada até 2030.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.