Novo comandante do Exército já chefiou batalhões em Cascavel e em Curitiba; saiba mais
O general Tomás Miné Ribeiro Paiva, comandante militar do Sudeste e que assumirá agora o comando geral do Exército no lugar do demitido Júlio Cesar de Arruda, tem ligação com o Paraná. Ele já chefiou batalhões no em Cascavel e em Curitiba.
Em Cascavel, Ribeiro Paiva comandou o 33º Batalhão de Infantaria Motorizado. Já em Curitiba, o general chefiou recentemente a 5ª Divisão de Exército.
Nascido em São Paulo em 29 de setembro de 1960, ele está no Exército desde 1975, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas. Foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1981.
Ao longo de sua vida oficial, o general chefiou também a companhia de fuzileiros do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, em Santa Maria (RS), e o 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro.
Comandou ainda o Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília, a Academia Militar das Agulhas Negras, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, a Segunda Subchefia do Comando de Operações Terrestres, em Brasília e a Brigada de Infantaria Leve, em Campinas.
Ribeiro Paiva participou de missões no Haiti e nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. Na capital carioca, ele foi comandante das operações.
Em posições mais políticas, o general foi ajudante de ordens do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e assessor militar do Brasil junto ao Exército do Equador.