O Núcleo 4 da suposta trama golpista começa a ser julgado pela Primeira Turma do Superior Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (14). Ao todo são sete réus e foram reservadas quatro datas para o julgamento: 14, 15, 21 e 22 de outubro. A primeira sessão está marcada para começar às 9h.

O Núcleo 4 é formado por militares acusados de organizar ações de desinformação para propagar notícias falsas sobre o processo eleitoral e ataques virtuais a instituições e autoridades.
O julgamento será realizado pelos ministros da Primeira Turma do STF: Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flavio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O presidente é Flávio Dino, que assumiu o cargo no começo do mês, e o relator é Alexandre de Moraes. Os ministros irão decidir pela condenação ou pela absolvição dos réus.
Quem são os réus do Núcleo 4?
O Núcleo 4 é formado por sete réus, sendo seis deles ligados a forças de segurança e o presidente do Instituto Voto Legal. Confira quem são:
- Ailton Gonçalves Moraes Barros (major da reserva do Exército);
- Ângelo Martins Denicoli (major da reserva);
- Giancarlo Gomes Rodrigues (subtenente);
- Guilherme Marques de Almeida (tenente-coronel);
- Reginaldo Vieira de Abreu (coronel),
- Marcelo Araújo Bormevet (policial federal); e
- Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (presidente do Instituto Voto Legal).
O Núcleo 4 é o segundo a ser julgado pelo STF. O Núcleo 1, conhecido como Núcleo Crucial, foi julgado e condenado pela Primeira Turma em setembro. Entre os condenados está o ex-presidente Jair Bolsonaro, que recebeu a pena de 27 anos e 3 meses.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!