O candidato Luciano Ducci (PSB) defendeu a busca de recursos federais para implementar o metrô em Curitiba, caso seja eleito como prefeito da capital do Paraná nas eleições de 2024. 

Luciano Ducci candidato do PSB
Luciano Ducci candidato do PSB (Foto: Reprodução RICtv)

O ex-prefeito afirmou que projeto estava pronto em 2012 para licitação, mas que foi deixado de lado pelas gestões que o sucederam. 

“Eu tenho segurança de dizer que o metrô é viável sim e é necessário sim. É preciso trabalhar, não ficar sentado esperando ele cair do céu, tem que correr atrás de recursos e viabilizar os recursos para construir realmente um novo modal na cidade de Curitiba e que una Curitiba com toda a região metropolitana. E nós vamos ceder sim o contrato que nós fizemos lá atrás e que foi totalmente alterado ao longo desses anos”.

Saúde

O candidato falou também que pretende acabar com as terceirizações no serviço de saúde, promovendo concursos públicos em Curitiba. Ele não descartou também a realização de mutirões para resolver o problema das filas nas consultas especializadas. 

Luciano Ducci candidato do PSB
Luciano Ducci candidato do PSB (Foto: Reprodução RICtv)

“Nós pretendemos reorganizar toda a canção básica em Curitiba, acabando com as terceirizações que nós temos hoje, fazendo concurso público, contratando novos profissionais para as Unidades Básicas, porque é lá que você tem que resolver 80, 85% de todos os problemas que a pessoa tem, evitando, por qualquer motivo, encaminhar a pessoa para uma consulta especializada. Mas se a pessoa precisar de consulta especializada, nós vamos sim retomar os mutirões na cidade de Curitiba. Mutirões para valer, mutirões para resolver o problema das filas que nós temos aqui em Curitiba. E junto com os mutirões, temos uma solução para todos os exames especializados”, explicou.

Moradores em situação de rua

Ducci prometeu ainda que vai reorganizar a Fundação de Assistência Social (FAS) e que é preciso ter sensibilidade para lidar com as pessoas em situação de rua e as que estão em áreas de ocupação.

“Eu acredito muito que nós temos que fazer um censo geral para saber exatamente quem está na rua, o que essa pessoa está fazendo na rua, qual que é o problema dela, se é de saúde mental, se é de transtorno, se é uma pessoa que usa álcool, que usa droga, ou se a pessoa é um bandido que está ali no meio das pessoas em situação de rua, e fazer uma grande intervenção com a saúde, com a assistência social e com a Polícia Municipal”.

Tarifa do transporte coletivo

Luciano Ducci criticou o valor da tarifa de ônibus em Curitiba e que vai voltar com a tarifa domingueira, para que aumente a movimentação nos parques e atividades culturais de Curitiba. 

“Quando nós deixamos a prefeitura, Curitiba a décima primeira tarifa entre as capitais, com um sistema totalmente integrado. Hoje nós temos a tarifa mais cara do Brasil. Esse é o primeiro ponto para ficar muito esclarecido. Segundo ponto, nós vamos voltar com a tarifa domingueira aos domingos, fazendo com que haja grande movimentação nos parques e atividades culturais de Curitiba. Vamos fazer também integração temporal nos nossos ônibus, fazendo com que o passageiro possa descer de um ônibus e em até duas horas possa pegar o outro ônibus, e com isso, fazer esse movimento todo em Curitiba”.

RICtv realiza debate entre candidatos à prefeitura de Curitiba

O debate realizado pela RICtv RECORD, com início às 21h deste sábado (28), tem a participação de seis candidatos à Prefeitura de Curitiba, que debatem e apresentam propostas para a capital paranaense. Os candidatos convidados são dos partidos com mais representatividade no Congresso Nacional, com base no art. 46 da Lei n. 9.504/1997 e o art. 44 da Resolução TSE n. 23.610/2019.

Manuella Niclewicz com os candidatos participantes do debate
Manuella Niclewicz com os candidatos participantes do debate (Foto: Divulgação RICtv)

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.