Partidos de oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ingressaram com ações na Justiça para tentar barrar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, do Rio de Janeiro, que tem como enredo no Carnaval 2026 a trajetória pessoal e política do presidente. A primeira-dama, Janja da Silva, deverá desfilar em carro alegórico.

Acadêmicos de Niterói Carnaval Lula e Janja
A primeira-dama, Janja da Silva, deverá desfilar em carro alegórico da Acadêmicos de Niterói. Lula confirmou presença no sambódromo para acompanhar o os desfiles do Carnaval no Rio. (Foto: Reprodução/Instagram)

Nesta terça-feira (10), o Partido Novo apresentou uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o desfile. Ontem, o senador Bruno Bonetti (PL-RJ) e o deputado Anderson Moraes (PL-RJ), ambos do Partido Liberal, já haviam protocolado uma ação popular na Justiça Federal.

As ações questionam um acordo selado entre a Embratur, órgão de fomento ao turismo nacional e ligado ao Ministério do Turismo, e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, no valor de R$ 12 milhões, destinado oficialmente à promoção internacional do Carnaval do Rio como produto turístico.

Na visão dos parlamentares, há desvio de finalidade e violação aos princípios da administração pública, pelo suposto caráter personalista e político do desfile da Acadêmicos de Niterói. Já o Novo acusa Lula, o PT e a escola de propaganda eleitoral antecipada.

“A legislação eleitoral brasileira é rigorosa ao coibir campanha antecipada e o abuso de poder econômico e político. Não é razoável tratar como normal, em ano eleitoral, o desfile de uma escola de samba que se autodefine como ‘petista’, apresenta um samba-enredo de exaltação a Lula e, ao mesmo tempo, recebe recursos vultosos de um governo comandado pelo próprio PT”, afirma o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro.

A ação popular ainda será analisada pela Justiça Federal. No TSE, a representação foi distribuída ao ministro André Mendonça, que poderá decidir sobre o pedido de liminar ou submeter a questão ao plenário.

Procurados, o Ministério da Cultura e a Embratur, responsáveis pelos repasses federais para as escolas de samba, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e a Acadêmicos de Niterói ainda não haviam se manifestado até a publicação desta reportagem.

Lula vai ao desfile da Acadêmicos de Niterói

Estreante no Grupo Especial, a Acadêmicos de Niterói vai abrir o primeiro dia de desfiles do Carnaval do Rio, no próximo dia 15. A agremiação levará à Marquês de Sapucaí o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

Conforme a escola de samba, a intenção é retratar a infância do presidente em Pernambuco e sua trajetória até o Palácio do Planalto.

Cartaz da Acadêmicos de Niterói, que homenageia o presidente Lula. (Foto: Reprodução)

De acordo com o Estadão, Lula confirmou a aliados que irá ao Rio para assistir ao desfile da escola. O prefeito Eduardo Paes ofereceu dois camarotes da prefeitura do Rio para Lula, a primeira-dama Janja da Silva e convidados. A expectativa é que o presidente também esteja acompanhado de ministros e parlamentares.

*com informações do Estadão Conteúdo

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Rafael Nascimento

Repórter

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.