Partidos de oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ingressaram com ações na Justiça para tentar barrar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, do Rio de Janeiro, que tem como enredo no Carnaval 2026 a trajetória pessoal e política do presidente. A primeira-dama, Janja da Silva, deverá desfilar em carro alegórico.

Nesta terça-feira (10), o Partido Novo apresentou uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o desfile. Ontem, o senador Bruno Bonetti (PL-RJ) e o deputado Anderson Moraes (PL-RJ), ambos do Partido Liberal, já haviam protocolado uma ação popular na Justiça Federal.
As ações questionam um acordo selado entre a Embratur, órgão de fomento ao turismo nacional e ligado ao Ministério do Turismo, e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, no valor de R$ 12 milhões, destinado oficialmente à promoção internacional do Carnaval do Rio como produto turístico.
Na visão dos parlamentares, há desvio de finalidade e violação aos princípios da administração pública, pelo suposto caráter personalista e político do desfile da Acadêmicos de Niterói. Já o Novo acusa Lula, o PT e a escola de propaganda eleitoral antecipada.
“A legislação eleitoral brasileira é rigorosa ao coibir campanha antecipada e o abuso de poder econômico e político. Não é razoável tratar como normal, em ano eleitoral, o desfile de uma escola de samba que se autodefine como ‘petista’, apresenta um samba-enredo de exaltação a Lula e, ao mesmo tempo, recebe recursos vultosos de um governo comandado pelo próprio PT”, afirma o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro.
A ação popular ainda será analisada pela Justiça Federal. No TSE, a representação foi distribuída ao ministro André Mendonça, que poderá decidir sobre o pedido de liminar ou submeter a questão ao plenário.
Procurados, o Ministério da Cultura e a Embratur, responsáveis pelos repasses federais para as escolas de samba, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e a Acadêmicos de Niterói ainda não haviam se manifestado até a publicação desta reportagem.
Lula vai ao desfile da Acadêmicos de Niterói
Estreante no Grupo Especial, a Acadêmicos de Niterói vai abrir o primeiro dia de desfiles do Carnaval do Rio, no próximo dia 15. A agremiação levará à Marquês de Sapucaí o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
Conforme a escola de samba, a intenção é retratar a infância do presidente em Pernambuco e sua trajetória até o Palácio do Planalto.

De acordo com o Estadão, Lula confirmou a aliados que irá ao Rio para assistir ao desfile da escola. O prefeito Eduardo Paes ofereceu dois camarotes da prefeitura do Rio para Lula, a primeira-dama Janja da Silva e convidados. A expectativa é que o presidente também esteja acompanhado de ministros e parlamentares.
*com informações do Estadão Conteúdo
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.