Ordem de votação: confira como fazer a ‘colinha’ para Eleições 2022
Os eleitores de todo o Brasil vão às urnas eletrônicas neste domingo (2) para votar em cinco candidatos para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente no primeiro turno das Eleições 2022. No entanto, nem todo eleitor sabe exatamente qual é a ordem de votação.
Diferente do pleito municipal com apenas dois candidatos, o eleitor precisa escolher cinco nomes para as eleições gerais. Ao todo são 16 números, além da tecla CONFIRMA ao final de cada cargo, o que pode confundir alguns dos eleitores e por isso, a “colinha” é recomendada para votar corretamente nos candidatos escolhidos.
Ao escolher o candidato para cada cargo, a tela da urna mostra o nome e a fotografia da candidata ou candidato, acompanhados da sigla do partido político e do nome do cargo disputado. Vale lembrar que existe o risco de anular o voto, caso a ordem de candidatos seja trocada ou os números digitados de maneira equivocada.
A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo.
Confira a ordem correta de votação nas eleições 2022:
- 1º voto: Deputado federal (quatro números) + tecla CONFIRMA
- 2º voto: Deputado estadual (cinco números) + tecla CONFIRMA
- 3º voto: Senador (três números) + tecla CONFIRMA
- 4º voto: Governador (dois números) + tecla CONFIRMA
- 5º voto: Presidência da República (dois dígitos) + tecla CONFIRMA
O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) também disponibiliza um simulador da urna eletrônica para que o eleitor possa treinar antes do primeiro turno no próximo domingo. Além disso, o eleitor também pode imprimir a velha e boa “colinha” no site do TRE.