Após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será transferido para a Papudinha, penitenciária dentro do Complexo da Papuda, em Brasília (DF). A transferência de Bolsonaro será realizada ainda nesta quinta-feira (15).

Vista do Google Street View da Papudinha, presídio no qual Jair Bolsonaro foi transferido
Local conta com espaço para exercícios e maior infraestrutura que a cela em que Bolsonaro estava. (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Papudinha tem fluxo menor e mais controlado que as outras alas da Papuda. Por isso, o local costuma receber presos com direito a prisão especial, como autoridades e militares.

O local tem área total de 64,83 m², sendo 54,76 m² cobertos e 10,07 m² externos e o espaço ainda conta com ambientes como banheiro, cozinha, lavanderia, quarto, sala e área externa.

Outros dois condenados na trama golpista estão presos na Papudinha: o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques.

Família de Bolsonaro reclamou de local em que ex-presidente estava antes da Papudinha

Jair Bolsonaro; ex-presidente está preso desde 22 de novembro e teve recurso negado por Alexandre de Moraes
Bolsonaro está preso desde novembro. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Nas últimas semanas, familiares de Bolsonaro tem reclamado das condições da cela em que o ex-presidente estava preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), em especial, devido ao barulho do ar-condicionado do local.

Michelle Bolsonaro (PL) chegou a postar nas redes sociais, no dia 7 de dezembro, que “mais uma vez” haverá “sangue nas mãos” de Moraes e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, após a demora na liberação da internação do ex-presidente.

A postagem de Michelle fez referência a morte do empresário Cleriston Pereira da Cunha, preso após participar das manifestações de 8 de janeiro de 2023 e que morreu após um mal súbito durante banho de sol no Complexo da Papuda, em Brasília.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado e desde 22 de novembro estava preso na Polícia Federal.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.