A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (6) o aumento de 513 para 531 deputados federais a partir de 2027. Com a medida, diversos estados serão beneficiados com cadeiras adicionais, incluindo o Paraná, com um deputado adicional.

A justificativa do relator do projeto de lei complementar (PLP) , deputado Damião Feliciano (União-PB), justificou a proposta ao afirmar que a “perda de recursos em emendas parlamentares, aumentando a desigualdade regional”.
“Estamos falando de um acréscimo modesto de 3,5%, enquanto a população nos últimos 40 anos cresceu mais de 40%”, explica o deputado.
O início das discussões sobre o aumento de vagas para deputados federais começou em 2023, após o Supremo Tribunal Federal (STF), ao acatar ação do governo do Pará que apontou omissão do Legislativo em atualizar o número de deputados de acordo com a mudança populacional, como previsto na Constituição.
De acordo com a Direção-Geral da Câmara dos Deputados, o impacto econômico com o aumento de cadeiras no Congresso será de R$ 64,6 milhões por ano.
A proposta ainda precisará passar por votação no sSenado Federal antes de ser encaminhada para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Quantos deputados federais o Paraná e outros estados vão ganhar?
- Pará (4);
- Santa Catarina (4);
- Amazonas (2);
- Mato Grosso (2);
- Rio Grande do Norte (2);
- Paraná (1);
- Ceará (1);
- Goiás (1);
- Minas Gerais (1).
*com informações da Agência Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui