A Secretaria das Cidades representou o Governo do Paraná, nesta quinta-feira (30), na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), na assinatura de uma Carta de Parceria.

O documento prevê cooperação com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, o ONU-Habitat, cuja missão é melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. Esteve presente no evento o secretário estadual das Cidades, Guto Silva (PSD).
A iniciativa, que é inédita no Brasil, está sendo desenvolvida em parceria com universidades estaduais, secretarias de Estado das Cidades (Secid) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com suporte da Secretaria de Estado do Planejamento e em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
A proposta prevê que cada universidade estadual tenha um observatório e, em Curitiba, haja um escritório central com o objetivo de integrar dados, inovação e tecnologia. Esses dados darão suporte a prefeitos e gestores públicas na construção das cidades.
“Vamos reunir professores, pesquisadores e gestores públicos para compartilhar conhecimento e desenvolver soluções práticas para os municípios. A metodologia será baseada em protocolos internacionais do ONU-Habitat, o que nos permitirá alinhar o Paraná às melhores práticas globais”, disse Guto Silva.
A expectativa é que o lançamento do Observatório Inteligente das Cidades ocorrerá ao longo do mês de novembro, com um “road show” nas universidades estaduais de todas as regiões do Paraná.
O observatório ainda terá papel de auxiliar as cidades na prevenção de eventos climáticos extremos, como alagamentos e deslizamentos.
“Além de levar asfalto, iluminação e praças, queremos levar também metodologia e gestão pública de qualidade para apoiar os prefeitos em seu dia a dia. Esse é o legado que estamos construindo no Paraná, de um governo moderno, eficiente e de futuro, que planeja o Estado a longo prazo, com base em conhecimento e inovação”, finalizou Guto Silva.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui