Brasil - Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (29), mostra o presidente Lula (PT) à frente das eleições presidenciais. A novidade é que, segundo a sondagem, pré-candidatos da direita se aproximam do desempenho de Lula no segundo turno. O senador Flávio Bolsonaro (PL) foi quem mais cresceu na preferência do eleitor, em comparação com levantamentos anteriores. O Tarcísio de Freitas (Republicanos) é o nome que melhor performa contra Lula em embate direto, mesmo afirmando que vai concorrer à reeleição em São Paulo. Já Ratinho Júnior (PSD) oscilou 2 pontos, mas mantém a performance se considerada a margem de erro. Seis cenários foram testados ao todo.

Pesquisa testa cenários para corrida à Presidência: Lula lidera e nomes da direita avançam (crédito de imagem: reprodução redes sociais/ divulgação)

A pesquisa ouviu 2.800 eleitores, em 160 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O levantamento foi realizado entre 25 e 28 de janeiro, a margem de erro é de 2,2 pontos para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada junto ao TSE sob o número BR-08254/2026.

1º  Turno – Cenário 01

No primeiro cenário, Lula aparece com 39.8% das intenções de voto, Flávio Bolsonaro com 33,1%, em terceiro lugar Ratinho Júnior tem 6,5% da preferência, seguido por Ronado Caiado (PSD) com 3,7%, Romeu Zema (Novo) com 2,8% , Renan Santos (Missão) com 1,5% e Aldo Rebelo (Democracia Cristã) com 1,1%, não sabe ou não opinou 4,7% e nenhum, branco ou nulo com 6,8%.

Confira:

1º Turno – Cenário 02

Em um segundo cenário, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e sem Flávio Bolsonaro e Ratinho Júnior: Lula lidera com 40,7% das intenções de voto. Tarcísio aparece com 27,5%, Ronaldo Caiado com 6,6%, Romeu Zema com 4,4%, Renan Santos com 2,0% e Aldo Rebelo com 1,4%. Não votaria em nenhum/ branco ou nulo 10,8% e não sabe ou não opinou 6,6%.

Confira:

1º Turno – Espontânea

O levantamento também perguntou aos entrevistados em quem votariam para a Presidência sem apresentar a sugestão de nomes. No contexto espontâneo: 44,2% não sabe ou não opinou, 25,5% disseram votar em Lula, 12,1% apontaram Flávio Bolsonaro , 6,3% disseram preferir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que está preso e inelegível, 1,7% indicaram Tarcísio de Freitas, 0,6% Ciro Gomes (PSDB), 0,5% apontaram a preferência por Ratinho Júnior, 0,4% a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Em seguida aparece Renan Santos (Missão) com 0,3%, Romeu Zema (Novo) com 0,2% e outros nomes citados, por fim, com 1,0%. Declararam votar em ninguém, branco ou nulo 6,8%.

2º turno: Lula, Flávio, Ratinho e Tarcísio

Foram testados três cenários de segundo turno entre: Lula e Flávio Bolsonaro, Lula e Tarcísio de Freitas e Lula e Ratinho Júnior. O presidente aparece liderando nos três quadros. Apesar da vantagem, pela margem de erro: Lula, Flávio e Tarcísio que tem o melhor desempenho entre os nomes da direita aparecem empatados. Já contra Ratinho Júnior o atual presidente tem 44,7% enquanto o governador do Paraná fica com 38,9%.

Confira:

Comparativo Lula x Flávio Bolsonaro

Ao analisar o desempenho de Lula e Flávio Bolsonaro, Lula encolheu passando de 46,7% para 44,8%. Já Flávio Bolsonaro aparece no caminho inverso e vem crescendo nos levantamentos do instituto a cada mês. Em outubro, o senador aparecia com 37% das intenções de voto, em novembro com 38,6%, em dezembro 41% e agora, em janeiro, com 42,2% da preferência.

Confira:

Comparativo Lula x Ratinho Júnior

Nos cenários testados de um segundo turno entre Lula e Ratinho Júnior pela Paraná Pesquisas, em diferente sondagens, nos meses de dezembro e janeiro: o presidente passou de 43,8% para 44,7% enquanto o governador do estado foi de 40,2% para 38,9%.

Confira:

Comparativo Lula x Tarcísio de Freitas

Na comparação com levantamentos anteriores, diminuiu a distância entre Lula e Tarcísio. Ambos oscilaram ao longo do último ano. Porém, desde outubro, a diferença entre os dois ficou menor, conforme a sondagem. À época, Lula tinha 44,9% e Tarcísio 40,9% da preferência. Agora em janeiro, Tarcísio aparece com 42,5% enquanto Lula caiu para 43,9%.

Confira:

Reeleição de Lula

O levantamento da Paraná Pesquisas ainda perguntou aos entrevistados se o presidente Lula deveria ter uma nova chance e ser reeleito em 2026. A maioria, 51%, afirmou que não, 45,3% disseram que sim e 3,8% não sabe ou não opinou. Entre os eleitores de todas as regiões do país, apenas os do Nordeste defenderam, em maioria, a reeleição do presidente da República.

Confira:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!