O Paraná é o quinto estado brasileiro com mais denúncias de propaganda eleitoral irregular no aplicativo Pardal 2024, segundo dados da plataforma.

Nesta terça-feira (10), o Paraná soma 2.213 denúncias de propaganda irregular no Pardal, atrás apenas de São Paulo (6.421), Minas Gerais (3.900), Rio Grande do Sul (3.177) e Pernambuco (3.107).
Dentro do Paraná, as cidades com mais denúncias de propaganda irregular no Pardal estão concentradas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Curitiba lidera o levantamento de denúncias no Paraná com 213 citações de propaganda irregular no Pardal, enquanto São José dos Pinhais (106), Pinhais (87), Almirante Tamandaré (71), Colombo (69) e Piraquara (50) também estão entre as 12 primeiras do ranking.
Guarapuava com 132 denúncias, Maringá (127), Apucarana (67), Londrina (62), Cambé (61) e Foz do Iguaçu (59) fecham as líderes de citações de propaganda irregular no Pardal.
Dessas denúncias, 1.392 são contra candidatos a vereadores, 469 para postulantes a prefeito, 332 a partidos e federações e outras 20 representadas a concorrentes a vice-prefeito.
79% dos registros foram feitos por propagandas irregulares em espaços públicos e outros 21% na internet.
No Brasil, apenas quatro estados não constam com pelo menos 100 denúncias de propaganda irregular no Pardal: Roraima (22), Amapá (47), Tocantins (96) e Sergipe (98).
Leia também:
- 20 cidades do Paraná terão apenas um candidato a prefeito nas Eleições 2024
- Confira os prefeitos eleitos em Curitiba desde as urnas eletrônicas
- Paraná tem histórico de eleições municipais decididas no segundo turno
O que é o Pardal?
O aplicativo Pardal 2024 permite que qualquer pessoa possa denunciar uma propaganda eleitoral feita de forma inadequada, seja na internet ou em local público.
A Portaria 662/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que o Pardal tem a responsabilidade “exercer o poder de polícia eleitoral, as denúncias de irregularidades de propaganda eleitoral específica, relacionada às candidaturas e ao contexto local da disputa”.
Os usuários contam com formulários de entrada específicos para a propaganda geral nas ruas e para a internet, bem como informações para identificar o que viola a legislação ou não.
O status das denúncias pode ser acompanhado pelos usuários por meio da plataforma Pardal Web, disponível neste link.
O aplicativo pode ser baixado nas plataformas Android e iOS.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.