Paranaense, Janja se formou em Curitiba e trabalhou em Itaipu onde conheceu Lula

Publicado em 14 nov 2022, às 15h46. Atualizado às 15h47.

A futura primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, tem 56 anos e é paranaense. Ela nasceu em União da Vitória. Janja se formou em sociologia em Curitiba na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou em Itaipu onde conheceu Luiz Inácio Lula da Silva.

Aos 17 anos, em 1983, Janja se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em entrevista ao programa Fantástico, da rede Globo, Janja falou sobre como foi a sua chegada ao PT.

“No cursinho, eu conheci algumas pessoas do movimento estudantil e me filiei ao PT. Aquela efervescência política pelas Diretas Já, que já acontecia em 83, isso tudo foi mexendo com a minha cabeça”, contou Janja.

Em 2003, Janja começou a trabalhar na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Época do primeiro mandato de Lula. “Como eu já tava trabalhando no setor elétrico e Itaipu tava dando também uma virada de chave no que a Itaipu significava para aquele território. No discurso do presidente Lula, ele fala quando ele assume que Itaipu deveria olhar para o território onde ela está, para as pessoas onde ela está. O diretor-geral de Itaipu me chama, porque a gente já tinha trabalhado junto, para trabalhar no programa de sustentabilidade com as comunidades indígenas da região”, contou Janja.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui