Estudantes das escolas municipais Irati e João Macedo Filho foram selecionadas pela Secretaria Municipal da Educação para participar do programa de inclusão social Segundo Tempo – Força no Esporte. O projeto é desenvolvido em parceria entre os ministérios da Defesa Social, Esportes e a Prefeitura de Curitiba. Neste ano, serão 336 crianças, de 8 a 14 anos, beneficiadas.

A aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira (24) na sede do 20º Batalhão de Infantaria Blindada (20º BIB) do Exercito Brasileiro, no Bacacheri. Uma vez por semana, no período contrário ao horário letivo, as crianças serão levadas de ônibus até o quartel para praticar esportes, ter atividades orientadas, receber reforço escolar, além de atendimento médico e odontológico. Os participantes também vão receber uniformes e alimentação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as atividades são orientadas por militares e profissionais especializados. “Esta é uma demonstração prática da função social do Exército”, disse a secretaria da Educação Roberlayne Borges Roballo.

O projeto já existe em 62 quartéis de todo o país e já contemplou 17 mil. A previsão, segundo o tenente-coronel Barros de Oliveira, comandante do 20º BIB, é que até 2016, o programa atenda a cem mil crianças.

“O foco é a melhoria do rendimento escolar, a diminuição dos riscos sociais com a valorização da cidadania e a inserção no trabalho”, disse o coronel. De acordo com o militar, estimular o ingresso e a permanência das crianças nas atividades físicas, esportivas e de lazer, como um processo social de desenvolvimento e fator de preservação da soberania também são metas do programa.

Entre as atividades que serão desenvolvidas com o grupo estão brincadeiras de caça ao tesouro nas dependências do quartel e as metodologias de atletismo e de diferentes modalidades esportivas. Todas as crianças passarão por avaliação física.