Com 344 votos a favor, 21 deles sendo de deputados do Paraná, a PEC da Blindagem (PEC 3 de 2021) foi aprovada em duas votações na Câmara dos Deputados, em Brasília. A proposta, que foi votada na noite da última terça-feira (16), dificulta o andamento de processos criminais contra deputados e senadores.

Carol Dartora, Beto Richa e Zeca Dirceu
Veja como votou cada deputado do Paraná na PEC da Blindagem (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)

Dentre os 30 deputados do Paraná, apenas 8 votaram contra a PEC da Blindagem. Destes, quatro são do Partido dos Trabalhadores (PT).

Além do partido do presidente Lula (PT), deputados do PSD, PSB e Podemos também votaram contra. A única abstenção do Paraná foi do deputado Zeca Dirceu (PT-PR).

Dentre os que foram favoráveis a PEC da Blindagem no Paraná, a maioria dos deputados faz parte do Progressistas (PP), com seis votos. Além disso, membros dos partidos MDB, PL, PSD, PSDB, PV, Republicanos e União também votaram a favor.

Veja como votaram os deputados do Paraná na PEC da Blindagem:

SIMNÃOAUSENTE
Aliel Machado (PV-PR)Carol Dartora (PT-PR)Zeca Dirceu (PT-PR)
Beto Richa (PSDB-PR)Lenir de Assis (PT-PR)
Del. Matheus L. (União-PR)Luciano Alves (PSD-PR)
Diego Garcia (Republicanos-PR)Luciano Ducci (PSB-PR)
Dilceu Sperafico (PP-PR)Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR)
Felipe Francischin (União-PR)Luiz Nishimori (PSD-PR)
Filipe Barros (PL-PR)Tadeu Veneri (PT-PR)
Geraldo Mendes (União-PR)Welter (PT-PR)
Giacobo (PL-PR)
Luisa Canziani (PSD-PR)
Padovani (União-PR)
Paulo Litro (PSD-PR)
Pedro Lupion (PP-PR)
Reinhold Stephanes (PSD-PR)
Ricardo Barros (PP-PR)
Rodrigo Estacho (PSD-PR)
Sargento Fahur (PSD-PR)
Sergio Souza (MDB-PR)
Tião Medeiros (PP-PR)
Toninho Wandscheer (PP-PR)
Vermelho (PP-PR)

Entenda o que é PEC da Blindagem

A PEC da Blindagem determina que qualquer abertura de ação penal contra parlamentar depende de autorização prévia, em votação secreta, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara. Além disso, a proposta concede foro no Supremo Tribunal Federal (STF) para presidentes de partidos com assentos no Parlamento.

Plenário da Câmara dos Deputados durante votação da PEC da Blindagem
PEC da blindagem foi votada em dois turnos na Câmara dos Deputados (Foto: Kayo Magalhães/ Câmara dos Deputados)

Todos os destaques para mudar o texto, incluindo a exclusão do foro privilegiado para presidentes partidários, foram rejeitados em plenário. Após o fim da votação em segundo turno, deputados seguiram discutindo destaques para excluir pontos do texto.

A chamada de PEC da Blindagem (PEC 3 de 2021), foi articulada pela maioria dos líderes da Câmara com o apoio da oposição liderada pelo Partido Liberal (PL).

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) orientou voto contrário, mas 12 deputados da legenda votaram a favor em primeiro turno. Também houve apoio à PEC entre deputados outros partidos da base, como PSB, PSD e PDT. Além disso, bancadas governistas, como lideranças de Governo e da Maioria, liberaram seus votos em plenário.

Agora, a PEC será enviada ao Senado. Se avançar entre os senadores, processos judiciais, seja por desvio de emendas parlamentares ou outros crimes, só poderão ser julgados no STF com autorização dos parlamentares. Apesar disso, deve enfrentar resistência na Casa revisora.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.