Paraná - O deputado federal Pedro Lupion confirmou que vai assumir o comando do Republicanos no Paraná. O parlamentar já esta com a carta de anuência do Progressistas (PP), seu antigo partido, numa troca homologada pelo ministro Nunes Marques no TSE. A mudança deve ser oficializada, nos próximos dias, com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira. Lupion aguarda apenas o alinhamento das agendas: “Uma oportunidade legal de eu voltar a comandar um partido no estado. Fui presidente do Democratas no Paraná, durante quase 10 anos, 11 anos. É sem dúvida é algo que eu tenho aptidão para fazer”, afirmou.

Apesar de não ter assumido o comando ainda o deputado afirmou que: “De fato, de fato, já (ando) meio que falando pelo partido, já conversando muito com a executiva, com vereadores e prefeitos aí do interior, buscando nomes para comporem as chapas aí para as eleições do ano que vem.”
Ouça a declaração
Articulação e metas eleitorais
Pedro Lupion falou ainda sobre metas para o novo comando do Republicanos no Paraná e citou nomes do governador Ratinho Júnior e do deputado Alexandre Curi como parte das conversas para a mudança de sigla:
A convite do deputado Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa, do governador Tarciso de Freitas, do presidente da Câmara Hugo Mota, presidente nacional do partido Marco Pereira, combinado o jogo com o governador Ratinho Júnior, da gente montar um belo de um partido, um partido próximo ao Palácio Iguaçu, próximo ao governador, muito ligado ao presidente da Assembleia e com uma chapa muito boa de deputados federais, deputados estaduais, compromisso meu particular lá com o presidente Marco Pereira, de nós elegermos de três a quatro, pelo menos, para deputados na próxima eleição.“
Convite ao governador Ratinho Júnior
Questionado sobre o convite ao governador do Paraná Ratinho Júnior para migrar do PSD para o Republicanos, Lupion foi diplomático:
O governador é o nome mais influente do PSD no Brasil, né? Agora, é óbvio que o Republicanos está completamente ansioso e de portas escancaradas caso o governador nos dê essa honra. Agora, tem toda uma articulação nacional, tem a candidatura nacional, a candidatura presidencial, o governador é um excepcional nome para disputar as eleições presidenciais, sendo que no partido nós temos o governador Tarcísio, que também, né, posto aí como pré-candidato a presidente da república e seria uma maravilha se a gente conseguisse uma grande composição nesse sentido, né?, afirmou Lupion.
Sobre o deputado Alexandre Curi, apontado como possível novo integrante do Republicanos, Lupion confirmou a proximidade política e pessoal:
“Quem mais me incentivou a entrar no partido e a´poiou muito essa articulação foi o deputado Alexandre. Nós somos amigos de infância, nossas famílias sempre foram muito próximas. Adoraria se ele fosse candidato a governador pelo nosso partido. Para mim seria uma honra gigantesca e uma maravilha”, afirmou Lupion
Planos eleitorais
Em relação ao seu próprio futuro político, Lupion afirmou que deve buscar a reeleição à Câmara Federal, mas não descartou disputar o Senado. O deputado também confirmou que vem mantendo conversas com figuras políticas de olho em “aquisições” políticas para o Republicanos
Eu não vou levantar lebre para os outros irem atrás dos nomes que eu tô indo atrás, mas mas as conversas tão bem positivas aí. Tem pelo menos três ou quatro deputados já com mandato, tanto estaduais quanto federais querendo vir para o partido (…)Se Deus quiser, vai dar tudo certo.”
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui