O ex-presidente do Uruguai José ‘Pepe’ Mujica morreu na tarde desta quinta-feira (13) aos 89 anos. Um dos principais líderes da esquerda na América Latina lutava há cerca de um ano contra um câncer no esôfago.

Nas últimas semanas, boletins médicos apontavam que a doença estaria em estágio terminal e que por isso Pepe Mujica não teria muito tempo de vida.
Até o fechamento dessa matéria, o Governo do Uruguai não havia se manifestado sobre o falecimento de Pepe Mujica.
Pepe Mujica e a trajetória como líder da esquerda no Uruguai

Membro de um movimento guerrilheiro na juventude, Pepe Mujica sempre esteve ligado a grupos de esquerda no Uruguai. Nas décadas de 1960 e 1970, participou de diversas ações contra a ditadura militar no país, inclusive sendo preso pelo regime em 1972.
Com o retorno da democracia ao país, Pepe Mujica iniciou carreira política ao ser eleito deputado em 1989. Com crescente popularidade no Uruguai, integrou a equipe ministerial de Tabaré Vázquez entre os anos de 2005 e 2008, como ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca.
Após o mandato de Vázquez, a Frente Ampla – principal partido de esquerda do Uruguai, decidiu lançar Pepe Mujica como candidato a presidente. O adversário do candidato de esquerda foi o ex-presidente uruguaio Luis Alberto Lacalle.
Pepe Mujica e Lacalle foram para o segundo turno nas eleições de 2009, com o candidato da Frente Ampla sendo eleito presidente com 52,60% dos votos – 1.183.503 de votos.
Após deixar a presidência do Uruguai, Pepe Mujica ainda foi eleito senador em março de 2015, cargo que ocupou até agosto de 2018.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui