Brasil - Levantamento divulgado, nesta quinta-feira (29), pelo Instituto Paraná Pesquisas mediu a desaprovação à gestão do Presidente Lula (PT). Conforme a sondagem: 50, 6% desaprovam o atual governo e 46,4% aprovam. A pesquisa também perguntou aos entrevistados se o Governo Lula esta sendo melhor ou pior do que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) .

Luiz Inácio Lula da Silva; presidente apresenta baixa aprovação em 2026
Lulagrupos pesquisados. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Avaliação e Aprovação do Governo

Conforme a Paraná Pesquisas: 50, 6% desaprovam a administração de Lula; 46,4% aprovam e 2,9% não sabe ou não opinou. Além disso, os dados apontam que 41, 7% consideram a gestão atual ruim ou péssíma; 33,4% boa ou ótima e 23,4% avaliam como regular.

Confira:

Comparativo desaprovação de Lula em pesquisas anteriores

A Paraná Pesquisas trouxe ainda uma comparação do desempenho de Lula com resultados de levantamentos anteriores que também analisaram aprovação e desaprovação à gestão.

Em fevereiro do ano passado, o presidente alcançou o maior indice de desaprovação, com 57,4%. Lula conseguiu diminuir o índice e nos levantamentos de dezembro e, agora em janeiro manteve a avaliação negativa estavel em cerca 50%.

Confira:

Comparação gestão de Lula x Jair Bolsonaro

A sondagem também perguntou aos entrevistados se a administração de Lula esta sendo melhor do que a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) .

Para 42,6%, a gestão de Lula é melhor do que a do antecessor; 39,3% avaliam a administração do atual presidente como pior e 15, 1% consideraram igual, 2,9% não sabe ou não opinou.

Confira:


Dados da Pesquisa

A pesquisa ouviu 2.800 eleitores, em 160 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O levantamento foi realizado entre 25 e 28 de janeiro, a margem de erro é de 2,2 pontos para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada junto ao TSE sob o número BR-08254/2026.


Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!