Pesquisa aponta reeleição de Ratinho Jr. como governador do Paraná em 1º turno
O levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas nesta quinta-feira (29) mostra a possível reeleição de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) como governador do Paraná já em primeiro turno. Conforme a pesquisa estimulada, o candidato tem 68,4% das intenções de voto, levando em consideração os votos válidos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
- Leia mais:
A pesquisa estimulada mostra o candidato Roberto Requião (PT) como segundo colocado, com 25,7% das intenções de voto, no recorte de votos válidos, seguido de Ricardo Gomyde (PDT) com 2,8% e Professora Ângela (PSOL) com 1,3%. O restante dos candidatos fez menos de 1% na pesquisa estimulada, com recorte dos votos válidos.
Na pesquisa estimulada levando em consideração os votos brancos ou nulos, que representaram 6,1% das intenções de votos, e de quem não sabe ou não respondeu, que representaram 5% das intenções de votos, Ratinho Junior teve 60,8% das intenções de voto, o que também representaria vitória em primeiro turno. Em segundo colocado ficou Requião com 22,9% das intenções de voto, seguido de Gomyde com 2,5% e Professora Ângela, com 1,2% das intenções de voto. Os outros candidatos não chegaram a 1%.
A pesquisa ouviu 1540 dos eleitores em 62 municípios do Paraná, entre 24 e 28 de setembro. O nível de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de 2,5 pontos percentuais para os resultados gerais. De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-04147/2022 para o cargo de Governador e Senador.