A primeira pesquisa eleitoral do ano com a corrida para o Governo do Paraná e a disputa de duas vagas ao Senado será divulgada nesta sexta-feira (23). O levantamento é elaborado pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido do partido MDB.

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas ouve 1.300 eleitores em todo o Paraná. (Foto: Divulgação/TSE)

O levantamento dos dados começou no último domingo (18), um dia após a pesquisa ser registrada pelo instituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre o número PR-08451/2026. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro estimada de 2,8% para mais ou para menos.

Serão ouvidos 1.300 eleitores no Paraná até o dia 22 de janeiro.

Conforme antecipou o blog Politicamente, além de apresentar os cenários ao Palácio Iguaçu e ao Senado a sondagem também inclui números à Presidência.

Cenários apresentados na primeira pesquisa eleitoral do ano no Paraná

O levantamento realizado pela Paraná Pesquisas vai contar com pesquisa espontânea ao governo do Estado e apresentar três cenários na estimulada, com nomes do PSD, que ainda não foram definidos pelo governador Ratinho Junior. São eles: Guto Silva, secretário das Cidades, Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, e Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba e secretário do Desenvolvimento Sustentável.

Em todos os cenários são disponibilizados ao eleitor os nomes de Alvaro Dias (MDB), Luiz França (Missão), Requião Filho (PDT) e Sergio Moro (União Brasil).

A Paraná Pesquisas também simula cinco cenários de 2º turno — e todos eles com a presença de Moro. Alvaro contra o senador, Requião contra Moro e os três candidatos do PSD contra o ex-juiz da Lava Jato. A sondagem vai medir ainda a rejeição dos candidatos ao governo.

Deltan e Paulo Martins fora da simulação ao Senado

Para a disputa ao Senado, a pesquisa eleitoral vai testar seis nomes:

A principal ausência na simulação são os nomes de Deltan Dallagnol e Paulo Martins, ambos do NOVO, que já acenaram com a intenção de concorrer a uma das vagas à Câmara Alta.

A pesquisa também não apresenta o nome da ministra Gleisi Hoffmann (PT), que deverá ser confirmada na corrida ao Senado após pedido do presidente Lula.

Ratinho Junior entre os presidenciáveis

A Paraná Pesquisas também mensura a intenção de voto dos paranaenses na disputa pela presidência da República. Nove nomes compõem o questionário:

Dois cenários presidenciais são testados: no segundo panorama, saem Flávio Bolsonaro e Ratinho Junior que dão lugar ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A pesquisa ainda vai aferir a avaliação da administração federal, conduzida pelo presidente Lula, e do governo de Ratinho Junior.

*com informações do blog Politicamente

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Rafael Nascimento

Repórter

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.