A primeira pesquisa eleitoral do ano com a corrida para o Governo do Paraná e a disputa de duas vagas ao Senado será divulgada nesta sexta-feira (23). O levantamento é elaborado pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido do partido MDB.

O levantamento dos dados começou no último domingo (18), um dia após a pesquisa ser registrada pelo instituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre o número PR-08451/2026. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro estimada de 2,8% para mais ou para menos.
Serão ouvidos 1.300 eleitores no Paraná até o dia 22 de janeiro.
Conforme antecipou o blog Politicamente, além de apresentar os cenários ao Palácio Iguaçu e ao Senado a sondagem também inclui números à Presidência.
Cenários apresentados na primeira pesquisa eleitoral do ano no Paraná
O levantamento realizado pela Paraná Pesquisas vai contar com pesquisa espontânea ao governo do Estado e apresentar três cenários na estimulada, com nomes do PSD, que ainda não foram definidos pelo governador Ratinho Junior. São eles: Guto Silva, secretário das Cidades, Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, e Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba e secretário do Desenvolvimento Sustentável.
Em todos os cenários são disponibilizados ao eleitor os nomes de Alvaro Dias (MDB), Luiz França (Missão), Requião Filho (PDT) e Sergio Moro (União Brasil).
A Paraná Pesquisas também simula cinco cenários de 2º turno — e todos eles com a presença de Moro. Alvaro contra o senador, Requião contra Moro e os três candidatos do PSD contra o ex-juiz da Lava Jato. A sondagem vai medir ainda a rejeição dos candidatos ao governo.
Deltan e Paulo Martins fora da simulação ao Senado
Para a disputa ao Senado, a pesquisa eleitoral vai testar seis nomes:
- Alexandre Curi (PSD)
- Alvaro Dias (MDB)
- Cristina Graeml (União)
- Ênio Verri (PT)
- Filipe Barros (PL)
- Jeffrey Chiquini (NOVO)
A principal ausência na simulação são os nomes de Deltan Dallagnol e Paulo Martins, ambos do NOVO, que já acenaram com a intenção de concorrer a uma das vagas à Câmara Alta.
A pesquisa também não apresenta o nome da ministra Gleisi Hoffmann (PT), que deverá ser confirmada na corrida ao Senado após pedido do presidente Lula.
Ratinho Junior entre os presidenciáveis
A Paraná Pesquisas também mensura a intenção de voto dos paranaenses na disputa pela presidência da República. Nove nomes compõem o questionário:
- Lula (PT)
- Ratinho Junior (PSD)
- Aldo Rebelo (DC)
- Ciro Gomes (PSDB)
- Flávio Bolsonaro (PL)
- Helder Barbalho (MDB)
- Renan Santos (Missão)
- Romeu Zema (NOVO)
- Ronaldo Caiado (União)
Dois cenários presidenciais são testados: no segundo panorama, saem Flávio Bolsonaro e Ratinho Junior que dão lugar ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A pesquisa ainda vai aferir a avaliação da administração federal, conduzida pelo presidente Lula, e do governo de Ratinho Junior.
*com informações do blog Politicamente
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.