Pesquisa indica reeleição de Ratinho Jr para governador; Alvaro Dias lidera para o Senado
Uma pesquisa eleitoral divulgada na tarde desta segunda-feira (4) aponta a reeleição do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), no primeiro turno em dois cenários avaliados de maneira estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados. Para o Senado, a pesquisa mostra o senador Alvaro Dias (Pode) à frente do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil).
O levantamento do IRG Pesquisa ouviu 1,5 mil eleitores, entre os dias 29 de junho e 3 de julho. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números PR-03374-2022 e BR06776-2022. A margem de erro
é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
- Leia também: Pesquisa do Grupo RIC aponta reeleição de Ratinho Junior e liderança de Sérgio Moro para o Senado
Primeiro cenário para governador
No primeiro cenário, a pesquisa avaliou pela primeira vez o nome do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro na disputa pelo Palácio Iguaçu. Neste recorte, Ratinho Junior lidera com 46,4%, seguido por Roberto Requião (PT) 19,6%. Em terceiro, aparece Moro, com 12,9%. Considerando apenas os votos válidos, o atual governador chega a 52,73%. Veja abaixo:
Segundo cenário para governador
No segundo cenário, o instituto avaliou apenas três nomes na disputa ao governador do Paraná. Nesta situação, Ratinho tem 56,5% dos votos, seguido por Requião, com 23,5%. César Silvestri Filho (PSDB) tem 5,8% – ficando atrás da categoria nenhum, que tem 10%. Veja abaixo:
Aprovação do governo do PR
A pesquisa também avaliou a aprovação do atual governo de Ratinho Junior no Paraná. Conforme o levantamento, 67,7% dos paranaenses aprovam a gestão do governador. Outros 28,6% desaprovam o atual governo, e 3,7% não souberam ou não quiseram opinar.
Disputa pelo Senado
No cenário de disputa avaliado para o Senado, a pesquisa estimulada apresentou 10 candidatos aos entrevistados. O atual senador Alvaro Dias ficou à frente com 32%, seguido pelo ex-juiz Sergio Moro, com 22%. Veja abaixo.
Neste recorte, destaca-se a quantidade de eleitores que disseram nenhum dos candidatos, que foi de 12,9%, mais 7,6% de entrevistados que não souberam ou não quiseram opinar. Ao considerar apenas os votos válidos, Alvaro Dias registra 40,3% das intenções, enquanto Moro tem 27,7%.
Corrida presidencial
A pesquisa também perguntou aos eleitores sobre o voto para presidente da República. No Paraná, Jair Bolsonaro (PL) apareceu com 45,8% das intenções de voto, seguido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 32,6%. Na sequência, está “nenhum dos candidatos” com 6,9%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 6,1%. O restante dos candidatos fez menos de 3% das intenções.
Durante nossa cobertura das eleições 2022, o grupo RIC vai divulgar todas as pesquisas estaduais e nacionais sobre a corrida eleitoral. É importante deixar claro que a metodologia de cada levantamento é de responsabilidade dos institutos. Por isso, às vezes, um resultado é diferente do outro.