Paraná - Pesquisa Real Time Big Data divulgada pela CNN Brasil nesta quinta-feira (27) revela que a maior parte dos eleitores prefere que o próximo governador do Paraná dê continuidade ao atual modelo de gestão, com 38% defendendo a manutenção total e 40% desejando continuidade com aprimoramentos. Apenas 13% querem mudanças na maior parte das políticas e 6% defendem uma mudança completa. Em 2026, os paranaenses vão eleger um novo governador e renovar a bancada do estado no Senado Federal.

O levantamento mostra que a aprovação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) se mantém elevada: 85% dos entrevistados dizem aprovar a administração atual. Além disso, 62% classificam o governo como “ótimo ou bom”, enquanto 28% avaliam como “regular”.
O Real Time/CNN sondou ainda a intenção de voto para o cargo de governador do Paraná e para as duas vagas de senador em disputa pelo estado nas eleições de 2026. .
O atual senador Sergio Moro (União Brasil) aparece em primeiro lugar nos quatro cenários estimulados testados pelos pesquisadores com 42% dos votos. O deputado estadual Requião Filho (PDT) vem na segunda posição em três cenários, com 23%, seguido do secretários das Cidades Guto Silva (PSD) em terceiro (nos dois cenários em que aparece), com 14%.
O levantamento ouviu 1.200 eleitores, entre os dias 25 e 26 de novembro de 2025, e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Secretário Guto Silva surpreende
Chama a atenção na pesquisa o desempenho do secretário Guto Silva, que é do mesmo partido do governo Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD). Ele alcançou 14% das intenções de voto na pesquisa de novembro.
No início de 2024, Guto aparecia com índices entre 3% e 4% nas sondagens. Em agosto deste ano chegou a 6%, e nos levantamentos de setembro e outubro oscilou entre 8% e 9%. Os dados reforçam uma trajetória de crescimento contínuo ao longo do ano.
Guto Silva tem ainda um dos menores índices de rejeição entre todos os pré-candidatos (21%), empatado tecnicamente com o deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa (20%, e o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (Novo) – (22%).
Veja os quatro cenários testados para governador do Paraná

Cenário 1
- Sérgio Moro (União Brasil) – 41%
- Requião Filho (PDT) – 20%
- Guto Silva (PSD) – 13%
- Paulo Martins (Novo) – 8%
- Ênio Verri (PT) – 5%
- Nulo/branco – 9%
- Não sabem – 4%
Cenário 2
- Sérgio Moro (União Brasil) – 41%
- Requião Filho (PDT) – 22%
- Guto Silva (PSD) – 14%
- Paulo Martins (Novo) – 8%
- Nulo/branco – 9%
- Não sabem – 6%
Cenário 3
- Sérgio Moro (União Brasil) – 37%
- Rafael Greca (PSD) – 22%
- Requião Filho (PDT) – 20%
- Paulo Martins (Novo) – 8%
- Nulo/branco – 8%
- Não sabem – 5%
Cenário 4
- Sérgio Moro (União Brasil) – 42%
- Requião Filho (PDT) – 23%
- Paulo Martins (Novo) – 10%
- Alexandre Curi (PSD) – 5%
- Nulo/branco – 10%
- Não sabem – 10%
Índice de rejeição dos pré-candidatos ao governo do Paraná
O levantamento perguntou aos eleitores paranaenses em qual destes candidatos ele não votaria de jeito nenhum: Veja os resultados abaixo:
- Requião Filho (PDT) – 40%
- Sérgio Moro (União Brasil) – 35%
- Ênio Verri (PT) – 35%
- Rafael Greca (PSD) – 33%
- Paulo Martins (Novo) – 22%
- Guto Silva (PSD) – 21%
- Alexandre Curi (PSD) – 20%
Pesquisa: intenção de voto para senador no Paraná
O Real Time/CNN verificou também as intenções de voto para o Senado Federal no Paraná. Em 2026, serão duas cadeiras em disputa.
No primeiro cenário, Ratinho Júnior lidera com 31%. Veja abaixo:
Cenário 1
- Ratinho Jr (PSD) – 31%
- Cristina Graeml (União Brasil)- 14%
- Deltan Dallagnol (Novo) – 13%
- Filipe Barros (PL) – 13%
- Gleisi Hoffmann (PT) – 10%
- Zeca Dirceu (PT) – 8%
A análise por primeiro voto reforça o favoritismo de Ratinho Júnior., que aparece com 41%. Já no segundo voto, o ex-governador mantém vantagem com 20%, enquanto Cristina, Deltan e Filipe travam disputa equilibrada.
Cenário 2
O cenário 2 testou a disputa sem o governador Ratinho Júnior, que é pré-candidato a presidente da República. Acompanhe:
- Cristina Graeml (União Brasil) – 20%
- Deltan Dallagnol (Novo) – 20%
- Filipe Barros (PL) – 18%
- Gleisi Hoffmann (PT) – 12%
- Zeca Dirceu (PT) – 10%.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.