A operação tem como alvos o ex-Senador Gim Argello (Jorge Afonso Argello), já detido, e pessoas relacionadas a ele
A Polícia Federal deu início na manhã desta terça-feira (12), a diligências como parte da 28ª fase da Operação Lava Jato, intitulada “Vitória de Pirro” (expressão historica que representa uma vitória obtida mediante alto custo). Cem policiais federais estão cumprindo 21 ordens judiciais, sendo 14 mandados de busca e apreensão, 1 mandado de prisão preventiva, 2 mandados de prisão temporária e 4 mandados de condução coercitiva, em São Paulo, Rio de Janeiro, Taguatinga e Brasília.
A operação tem como alvos o ex-Senador Gim Argello (Jorge Afonso Argello), já detido, e pessoas relacionadas a ele. As investigações apuram a existência de indícios concretos de que ele teria atuado de forma incisiva no sentido de evitar a convocação de empreiteiros para prestarem depoimento, mediante a cobrança de pagamentos indevidos travestidos de doações eleitorais oficiais em favor dos partidos de sua base de sustentação.
Os fatos investigados nesta fase apuram, ao menos em tese, a prática dos crimes de concussão, corrupção ativa, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Os presos serão encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, enquanto aqueles conduzidos para depoimentos serão ouvidos nas respectivas cidades onde forem localizados.